Notícia

VITAMINA D
Jornal Tribuna de Leme | 16/04/2023

VITAMINA D

VITAMINA D

O que é? A vitamina D é uma das 13 vitaminas descobertas no início do século XX por médicos que estudavam doenças provenientes de deficiência nutricional. Em pequenas quantidades, essa vitamina é capaz de desempenhar um papel crucial no metabolismo de nosso corpo.

A vitamina D é considerada um hormônio esteroide, ou seja, uma substância produzida pelo corpo humano e de fundamental importância para o correto funcionamento do organismo, sobretudo para a manutenção do vigor, força dos ossos e dos músculos.

Também chamada de calciferol, é uma vitamina naturalmente presente em alguns alimentos e também disponível em farmácias e drogarias como suplemento alimentar, geralmente em formato de cápsula. Ela também é produzida dentro de nosso organismo, quando os raios ultravioletas (UV) da luz solar atingem a pele, acionando a síntese da vitamina D.

Para que serve e benefícios

A vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino e mantém concentrações adequadas de cálcio e fosfato no sangue para permitir a mineralização óssea normal e para evitar tetania hipocalcêmica (contração involuntária dos músculos, levando a cólicas e espasmos). Sem absorver quantidade necessária de vitamina D, os ossos do corpo humano podem se tornar finos, quebradiços e em casos mais graves, sofrer deformação.

A vitamina D também ajuda nosso organismo a reduzir inflamações e modular processos como: desenvolvimento celular, manutenção das funções neuromusculares e imunológicas e metabolismo da glicose.

 Você sabe quais grupos alimentares são ricos em vitamina D?

- Nos alimentos e suplementos dietéticos, a vitamina D tem duas formas principais: D2 (ergocalciferol) e D3 (colecalciferol), que diferem apenas em suas estruturas químicas, pois ambas são absorvidas pelo intestino delgado.

- Está presente em grande quantidade em: Carne de peixes, fígado bovino, queijos, gemas de ovos, carnes bovinas, suínas e de frango, leite e cogumelos.

Falta de vitamina D

A deficiência de vitamina D leva ao raquitismo e ao enfraquecimento e desmineralização dos ossos, podendo resultar em osteoporose, que diminui progressivamente a densidade óssea e aumenta o risco de fraturas.

Além disso, níveis insuficientes desse nutriente podem contribuir para aumento de doenças cardiovasculares, câncer de cólon e próstata, esclerose múltipla, diabetes mellitus tipos 1 e 2 e doença inflamatória intestinal, entre outras1.

A vitamina D também ajuda a manter os níveis apropriados de fósforo na corrente sanguínea, estimulando a produção do mineral, que é de grande importância para a construção óssea de nosso corpo.

Pesquisadores descobriram que a vitamina D também é ativa em muitos tecidos e células, indo muito além dos ossos e controlando um enorme número de genes, incluindo alguns associados a doenças autoimunes e diversas infecções.

Os ossos são constantemente remodelados por nosso organismo durante toda a vida. Entretanto, com o envelhecimento natural - e particularmente nas mulheres, durante a menopausa - as taxas de ruptura óssea tendem a aumentar. Com o tempo, a densidade óssea pode diminuir, e a osteoporose acaba sendo um problema de maior gravidade para esse grupo.

Olhe para o céu: uma importante fonte de vitamina D está lá!

O maior aliado para produção e absorção da vitamina D nasce logo cedo, todos os dias. Os raios solares fornecem energia ultravioleta B (UVB), e a pele a utiliza para produzir vitamina D. A pele capta os raios solares, transformando-os na forma ativa da vitamina, em um trabalho conjunto capitaneado pelo fígado e pelos rins. A radiação ultravioleta B (UVB) penetra na pele descoberta e converte as moléculas de colesterol 7-hidrocolesterol presentes na região cutânea em pré-vitamina D3, que, por sua vez, se transforma em vitamina D.

Sem essa “vitamina solar”, o corpo não consegue absorver o cálcio que ingere, por isso acaba “roubando” cálcio dos ossos, aumentando assim o risco de osteoporose e fraturas.

Como acompanhar a taxa de Vitamina D do seu organismo?

Realizando exame de sangue rotineiramente para dosar a quantidade de vitamina presente no organismo.

Fonte: Medley

Com a Colaboração da Dra. Rosa Ragneri – LABORATÓRIO VITALABOR  - 3571-5503