Notícia

  • Home
  • Causas, sintomas e prevenção do pé diabético
Causas, sintomas e prevenção do pé diabético
Jornal Tribuna de Leme | 30/11/2022

Causas, sintomas e prevenção do pé diabético

Causas, sintomas e prevenção do pé diabético

O que é pé diabético?

O pé diabético é uma das complicações mais comuns do diabetes não controlado e uma das causas mais recorrentes de amputação de membros inferiores não traumática (por acidentes ou fatores externos).

Para entender o que é pé diabético, é necessário entender outra complicação comum do diabetes: a neuropatia diabética. Pacientes que desenvolvem neuropatia diabética têm os nervos periféricos danificados pelas alterações causadas nos vasos sanguíneos e no metabolismo.

Esses danos causam problemas em diversas partes do corpo, e a perda da sensibilidade dos pés, denominada pé diabético, é um dos problemas mais comuns.

         O que provoca a neuropatia diabética?

A neuropatia diabética é uma complicação muito comum entre pacientes com diabetes. O que provoca a neuropatia diabética é o comprometimento do sistema nervoso periférico pelos efeitos do excesso de glicose na corrente sanguínea. Os níveis elevados dessa substância no sangue, a longo prazo, acarretam alterações nos vasos e no metabolismo dos nervos, desencadeando a complicação.

         A neuropatia diabética não tem cura, mas existem tratamentos para desacelerar sua evolução, diminuir o nível glicêmico e os sintomas principais – formigamentos e dores neuropáticas.

Normalmente, a neuropatia diabética se manifesta em médio e longo prazos e está associada ao diabetes descontrolado – característica que acomete pacientes que não fazem o controle regular da glicemia e não adotam demais medidas de prevenção para conter o avanço da doença.

Pé diabético: sintomas

A perda da sensibilidade é o mais característico sintoma de pé diabético. Mas é possível identificar outros sinais de alerta que podem se apresentar durante o desenvolvimento dessa complicação do diabetes não controlado. São eles: formigamento, queimação e dormência nas pernas e nos pés, fraqueza nas pernas, sensação de pontadas nos pés e câimbras.

Pacientes com pé diabético relatam uma piora considerável dos sintomas à noite. Por isso, é importante ficar sempre alerta. Identificar o surgimento dessa complicação de forma precoce auxilia a evitar consequências como dificuldades no tratamento e até mesmo a amputação, muito comum em casos de pé diabético.

Com a colaboração da Dra. Rosa Ragneri – VITALABOR LABORATÓRIO – 3571-5503