Notícia

  • Home
  • A História Natural de Leme é tema de exposição no museu histórico
A História Natural de Leme é tema de exposição no museu histórico
Jornal Tribuna de Leme | 14/04/2022

A História Natural de Leme é tema de exposição no museu histórico

Uma incrível exposição sobre a História Natural de Leme está integrando o Museu Histórico “Prof. Celso Zoega Táboas”, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Esta exposição tem como roteiro a surpreendente sequência de acontecimentos em diferentes ambientes naturais que se sucederam durante a formação dos terrenos do município de Leme, ao longo de milhões de anos, abrangendo desde a Era Paleozoica até os ecossistemas recentes de Mata Atlântica e de Cerrado encontrados na época da ocupação econômica da região. Para isso, a exposição conta com amostras de fósseis e rochas lemenses, bem como painéis com ricas ilustrações que reconstituem as formas de vida pré-históricas que viveram em Leme nos diversos ambientes naturais que se sucederam na localidade, como: praias com neve, um lago gigantesco que ia até a África, mares continentais rasos e quentes, ambientes desérticos onde viveram dinossauros e mamíferos pitorescos até um apoteótico derramamento de magma vindo das profundezas.

A apresentação deste formidável conteúdo foi coordenada pelo ecólogo lemense, Rosan Fernandes, especialista em conservação da biodiversidade e conhecedor das Ciências Naturais, e pela historiadora, Cibele Arle, diretora do Museu Municipal, com supervisão do Secretário de Cultura e Turismo, Marcel Arle.

Em complemento à exposição, foi produzido um vídeo, com narração da historiadora lemense, Eloisa Carvalho, além de um livro detalhando esta história fascinante sobre a natureza de Leme. Todo este conteúdo é referenciado em dezenas de artigos científicos, teses e dissertações, contando ainda com a preciosa colaboração de pesquisadores especialistas em Paleontologia de renomadas universidades como USP, UNESP, UFG e de profissionais experientes na organização de mostras correlatas.

E tem mais!

A exposição sobre a História Natural de Leme é narrada em oito estações, representando diferentes eras geológicas. O setor da era Paleozoica é representado por amostras dos três tipos de rochas desta fase e surpreendentes fósseis lemenses de diferentes formas de vida pré-histórica, como caules petrificados de espécies ancestrais de samambaiaçu e pinheiro, ossos e dentes de um tipo de lagarto aquático chamado mesossauro e antigas conchas marinhas.

Para a era Mesozoica há painéis que ilustram os desertos que existiram em Leme e região, onde viveram diversas espécies de dinossauros e alguns mamíferos, além de amostras dos arenitos e do diabásio (pedra ferro) da época.

A era Cenozoica é retratada com painéis de espécies da megafauna que existiu em Leme, como tigre-de-dente-de-sabre, mastodonte e preguiça-gigante e amostras de rochas mais recentes criadas em Leme.

Os ecossistemas atuais da Mata Atlântica e do Cerrado são representados por sua rica diversidade de espécies da fauna e flora, além de amostras de rochas coletadas no fundo do rio Mogi-Guaçu. Este setor ainda é composto por utensílios originais de pedra, como machadinhas usadas por indígenas do grupo tupi, que exploraram os terrenos e rios de Leme, no passado recente.

Sobre o Museu Histórico

O Museu Histórico “Prof. Celso Zoega Táboas” situado no antigo Galpão da FEPASA, foi inaugurado em 20 de agosto de 1995, por ocasião do Centenário de Emancipação Política de Leme, seu acervo é composto por documentos; fotografias; filmes; móveis; livros; peças de vestuário; partituras; etc.;

Além da exposição permanente (salão principal) referente à história da cidade, ocorrem exposições itinerantes e diversas oficinas: teatro; dança; música; artes;

A interação entre o acervo permanente do museu e as exposições que trazem temas atuais e de relevância cultural, promovem ao público a oportunidade de a cada visita, despertar um novo olhar sobre as peças muitas vezes já visitadas.