Última etapa do calendário de doação de sangue arrecadou 108 bolsas
A Secretaria da Saúde e em parceria com a UNICAMP, informa que arrecadou 108 bolsas na última etapa do calendário de doação de sangue, realizada quarta-feira, 13 de dezembro.
Compareceram para doar 130 candidatos. Desse total de doadores, 19 foram considerados inaptos, 03 optaram pela desistência, 47 fizeram a doação de sangue pela primeira vez e 03 se cadastraram para doação de medula óssea. Doar, gesto de solidariedade que é fundamental para suprir a demanda de abastecimento de sangue no município e para o incremento do banco de doadores. As bolsas coletadas são encaminhadas para o Hemocentro de Campinas e para o Hemonúcleo de Piracicaba, que fornecem a Leme todo o sangue utilizado em cirurgias e transfusões.
A Secretaria da Saúde conta com a certificação “Amigos da Doação de Sangue”, recebida da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto/SP, que reconhece Leme como uma cidade comprometida com a cultura de Doação de Sangue.
Doar sangue é um ato de extrema importância para salvar vidas. Com uma única doação – de 450 ml – o doador pode salvar a vida de até 4 pessoas, e essa quantidade de sangue é reposta em seu organismo em 24 horas. A doação é muito rápida, normalmente realizada em menos de uma hora e é muito segura, sem nenhum risco ao doador. É um pequeno gesto de solidariedade que pode fazer toda diferença.
“Seja solidário. Doe sangue. Doe vida”.