Notícia

  • Home
  • TEMAS MÉDICOS VISTOS POR DR GUSTAVO FAGGION
TEMAS MÉDICOS VISTOS POR DR GUSTAVO FAGGION
Jornal Tribuna de Leme | 06/08/2023

TEMAS MÉDICOS VISTOS POR DR GUSTAVO FAGGION

VACINAÇÃO

A vacinação é uma das medidas mais importantes para a proteção da saúde pública. As vacinas ajudam a prevenir doenças graves, como o sarampo, a poliomielite, a difteria, o tétano, a coqueluche, o rotavírus, a hepatite B, o HPV e a influenza. Elas também ajudam a proteger contra as complicações dessas doenças, como pneumonia, meningite, encefalite e morte.

A pandemia de COVID-19 mostrou o quanto importante foi a vacinação. A vacina contra a COVID-19 é segura e eficaz, e ajudou a reduzir, imensamente, o número de casos, hospitalizações e as mortes por COVID-19. Quantos de nós não fomos acometidos por esta doença e perdemos entes queridos...

As doenças emergentes, também são uma ameaça à saúde pública. Essas doenças são novas ou estão ressurgindo e, podem ser muito graves. As vacinas podem ajudar a proteger contra essas doenças, como a febre amarela, a herpes zoster, a zika vírus, a dengue, a chikungunya. Devemos nos lembrar que algumas delas ainda estão em fase de desenvolvimento.

A vacinação é um direito humano e uma grande responsabilidade social. Todos têm o direito de se vacinar, e todos têm um papel a desempenhar na proteção da saúde pública.

Como médico infectologista, eu acredito que a vacinação é a melhor maneira de proteger a saúde de todos contra as doenças infectocontagiosas. As vacinas são seguras e eficazes, e ajudam a prevenir doenças graves, complicações e mortes. Eu encorajo todos a se vacinarem e a protegerem sua família e sua comunidade.

Aqui estão alguns benefícios da vacinação: prevenção de doenças graves, prevenção de complicações, prevenção de mortes, melhora da saúde geral, redução de custos médicos, proteção da saúde pública e dentre tantos outros mais.

Procure por uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para atualizar sua vacinação caso esteja faltando alguma ou para elucidar suas dúvidas e se ainda elas persistirem, procure por orientação médica.

Vacine-se. Volto a insistir, a vacinação é a chave para um futuro saudável para todos.

 

Gustavo Antonio Cassiolato Faggion

Infectologista / Médico do Trabalho

CRM 76.810