Notícia

  • Home
  • Semana Newton Prado 2022
Semana Newton Prado 2022
Jornal Tribuna de Leme | 21/05/2022

Semana Newton Prado 2022

Semana Newton Prado 2022

 

O ano de 2022 marca o centenário do episódio histórico conhecido como “Os 18 do Forte de Copacabana”, que teve Newton Prado como um de seus mártires. Para celebrar este importante marco instituições públicas e privadas de Leme se uniram para organizar a Semana Newton Prado 2022, que será celebrada entre os dias 05 e 12 de julho.

A programação oficial da Semana Newton Prado 2022 está em fase de conclusão e contará com eventos em praça pública e instituições, tendo o herói Newton Prado como tema central de cerimônias, homenagens institucionais, exposição alusiva, seminário de educadores, atividades escolares, produção de vídeo, postagens em redes sociais, entre outros.

Além de homenagear Newton Prado, as ações programadas terão por objetivo instruir a sociedade lemense e regional, sobre os reais motivos que o elevaram ao status de herói nacional. Para isso estão sendo preparados conteúdos que tratam desde o nascimento de Newton Prado, no ano de 1897, na fazenda Cresciumal em Leme, sua passagem pelo então Grupo Escolar Coronel Augusto César, a participação na banda infantil de Leme e como coroinha na Igreja São Manoel. O histórico do herói, na fase adulta, contempla passagens como, por exemplo, seu ingresso no Exército em 1917, no Rio de Janeiro, até culminar no movimento Tenentismo em 1922 – do qual foi grande protagonista defendo os princípios mais nobres da democracia brasileira e lutando por eleições presidenciais inclusivas e justas, no enfrentamento às forças presidenciais em 05 de julho de 1922, produzindo o histórico episódio “Os 18 do Forte de Copacabana”.

Integram o grupo de organizadores da Semana Newton Prado 2022: Museu Histórico de Leme, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Comunicação Social, Câmara Municipal, Tiro de Guerra 02-074, Corporação Musical Maestro Ângelo Cosentino, E.E. Newton Prado, ACIL, ETEC Dep. Salim Sedeh e representantes da sociedade civil, como a historiadora Eloisa Carvalho.