Notícia

  • Home
  • SEMANA DO BRINCAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SEMANA DO BRINCAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Jornal Tribuna de Leme | 22/05/2024

SEMANA DO BRINCAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A Secretaria de Educação, promove entre os dias 27 e 29 de maio, a Semana do Brincar intitulada “Um direito fundamental e divertido” como ação inspirada no movimento “Aliança pela Infância no Brasil”, com o objetivo de mobilizar, sensibilizar e conscientizar os adultos sobre a importância do brincar como atividade constante e fundamental para a construção de uma infância digna, garantindo o direito da criança e fortalecendo os vínculos entre elas e os adultos. A atividade faz parte da comemoração ao “Dia Mundial do Brincar”, celebrado em 28 de maio.

O Plano Municipal pela Primeira Infância do Município de Leme estabelece como um dos Eixos Temáticos: o direito do brincar de todas as crianças, tendo como meta “priorizar o direito ao brincar, reconhecendo-o como uma necessidade e uma forma privilegiada de desenvolvimento, aprendizagem e expressão, considerando a criança como sujeito desse direito, com suas necessidades e características próprias, possibilitando que se desenvolva integralmente e oferecendo espaços lúdicos que atendam às demandas da infância, acolhendo a singularidade do indivíduo, de modo que contemplem a diversidade cultural produzida também pelas crianças e que formam um conjunto de padrões de comportamento, crenças e valores morais e materiais”. (PMPI, 2022)

As Unidades Escolares de Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) realizarão brincadeiras ao ar livre para que as crianças possam se divertir, explorar, abrir as portas à imaginação, à criatividade, ao corpo, à mente, às emoções e aprender a partilhar, porque o brincar iguala, aproxima e une as pessoas.

Dia Mundial do Brincar

O brincar é essencial para o desenvolvimento pleno da criança, tanto que se tornou um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o documento, “a sociedade e as autoridades públicas se esforçaram para promover o exercício deste direito”. Com intuito de garanti-lo, foi criado pela Associação Internacional de Brinquedotecas o “Dia Mundial do Brincar”.