SE A PREFEITURA NÃO APERTAR OS PASSOS QUEM VAI SAMBAR DE VERDADE É A DENGUE
Nos últimos dias a Prefeitura de Leme esteve concentrada no CarnaLeme 2025, com grande cobertura nas redes sociais do poder público. Porém, o carnaval acabou e a ala que deve chegar firme nas próximas semanas é a da dengue.
Segundo o Painel da Dengue da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, Leme já contabilizou 1329 casos de dengue, sendo que 36 ainda aguardam resultados e 1.051 foram descartados. O Painel aponta ainda 1 óbito confirmado e 2 óbitos estão em investigação, porém, o último boletim emitido pela Prefeitura de Leme, no dia 26 de fevereiro, Leme já havia confirmado 2 óbitos em decorrência da dengue.
A maioria dos casos confirmados são em mulheres, que representam 55% e 80% de todos os casos confirmados são em pessoas brancas. A taxa de letalidade é de 0,1.
A Secretaria de Saúde tem realizado as ações de mutirões sanitários com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. É o segundo ano consecutivo que Leme sofre com a epidemia de dengue, pois em 2024 também contabilizamos números alarmantes de dengue, com mais de 4 mil casos confirmados e 5 óbitos em decorrência da doença. Antes, a epidemia tinha um ciclo de 4 anos e agora está mais recorrente e com complicações dos casos evoluindo a óbitos.
Alguns fatores têm colaborado para tal situação e um deles é o estado de abandono em que a cidade vem se mostrando, com diversos pontos de descarte irregular de lixo e pouca efetividade do poder púbico para coibir tal ação. Contamos com um único Ecoponto, o qual tem sido insuficiente e gerado diversas reclamações, sem contar avenidas e praças com mato alto e sujeira, além de diversos terrenos com entulho e mato alto e pouca fiscalização e atuação por parte do poder público.
A Cemmil que é um consórcio e é responsável por atuar na limpeza pública possui apenas 1/3 dos terceirizados atuando, de fato, na limpeza pública e os demais todos em outros setores, enquanto a cidade sofre com a ineficiência da limpeza pública. Queremos acreditar que esse não seja um fato de “acordos políticos” para agradar indicados de vereadores e políticos, pois se for, é um tremendo tapa na cara da população, que tem sido acometida pela dengue, alguns perdendo entes queridos, enquanto a prefeitura brinca de administrar e entrega serviços cada vez mais inoperantes e ineficientes ao cidadão.
Que todas as ruas de Leme pudessem ter um evento público, pois assim, a limpeza e a pintura de meio fio estariam em todos os bairros, como acontece com a limpeza, roçagem e pintura de sarjetas em épocas de Natal, Carnaval e Festa do Peão, e o resto do ano que siga o cronograma programado e a população que conviva com a sujeira, pois a Praça da Bíblia e a Praça Manoel Leme foram limpas e pintadas para receber as festas de carnaval, enquanto a população fica com a sujeira em seus bairros.
Vamos agilizar a limpeza da cidade antes que a dengue tome conta de vez da nossa Leme!
CUIDADOS SIMPLES QUE A POPULAÇÃO PODE AJUDAR PARA SE EVITAR A DENGUE:
- Eliminação de criadouros: evitar água parada em recipientes como pneus, vasos de plantas, garrafas e calhas.
- Manter caixas d'água tampadas: certificar-se de que reservatórios de água estejam sempre bem vedados.
- Descarte correto do lixo: não deixar resíduos expostos, evitando que se tornem locais de acúmulo de água.
- Uso de repelentes: especialmente em áreas com alta incidência de mosquitos.
- Instalação de telas: colocar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
- Manutenção de piscinas: manter a água devidamente tratada com cloro.
- Limpeza regular: realizar a limpeza de quintais e áreas externas regularmente, removendo objetos que possam acumular água.
DENGUE MATA!
Sandra Kauffmann
*imagem da internet*