Notícia

  • Home
  • SANTA CASA DE LEME PASSARÁ A REALIZAR CIRURGIAS BARIÁTRICAS
SANTA CASA DE LEME PASSARÁ A REALIZAR CIRURGIAS BARIÁTRICAS
Jornal Tribuna de Leme | 17/03/2024

SANTA CASA DE LEME PASSARÁ A REALIZAR CIRURGIAS BARIÁTRICAS

A Santa Casa de Misericórdia de Leme não para de receber melhorias e ampliar os serviços ofertados à população. Agora, chegou a vez das cirurgias bariátricas, que é indicada para o tratamento da obesidade e de suas complicações.

É mais uma conquista para o hospital e para a população, que poderá realizar tais cirurgias em Leme, próximo a sua casa, o que mostra a evolução contínua que a Santa Casa de Leme vem conquistando desde 2017, com o sempre prefeito Wagão e agora, desde 2021, com o prefeito Claudemir Borges.

“A Santa Casa de Leme hoje é referência em atendimento médico hospitalar na região. Temos visto as cidades vizinhas passando dificuldade com seus hospitais, com reclamações de falta de pagamento, atrasos nos repasses e, isso acaba afetando quem menos tem culpa, que é a população que necessita desse serviço. Leme vivenciou, em 2016, o que nossas vizinhas cidades estão passando, porém, quando estivemos a frente da prefeitura, conseguimos não só devolver o atendimento hospitalar para o povo, mas também realizar muitas melhorias, com aumento dos repasses de dinheiro, reforma de todas as alas e quartos, maternidade, nova UTI, aquisição de novos e modernos equipamentos e salários rigorosamente em dia, e com um detalhe, ainda estamos honrando os pagamento do plano piloto de pagamento das dívidas deixadas pelas gestões 2013 a 2016”, afirmou Wagão.

A primeira etapa das cirurgias será realizada por meio de emenda parlamentar conquistada junto à deputada federal, Rosangela Moro e prevê atender os pacientes aptos à cirurgia da rede municipal de saúde, que realizarão todos os exames necessários e preparatórios na própria rede de saúde do município e, após passarão com equipe técnica e os médicos especialistas em cirurgia bariátrica na Santa Casa, a fim de conhecer todas as etapas de pré e pós-operatório e todos os seus efeitos colaterais. Após realizar a cirurgia, o paciente será acompanhado por 6 meses com essa equipe técnica, sempre buscando o melhor processo de recuperação e qualidade de vida.

As cirurgias serão realizadas por vídeo, que é uma cirurgia de redução do estômago realizada com uma técnica moderna, menos invasiva e mais confortável para o paciente. A cirurgia terá em média 1 hora de duração e o paciente ficará internado no hospital por apenas 2 dias em observação e já poderá seguir a recuperação em casa.

“É sempre muito gratificante poder buscar novos investimentos e novos serviços médicos ofertados à nossa população. Estamos sempre empenhados em buscar as melhorias que todos esperam e a cirurgia bariátrica em Leme já é uma realidade e, tenho certeza de que vamos buscar o credenciamento do nosso hospital junto ao SUS, para ampliar o número de cirurgias realizadas, tanto dos cidadãos lemenses e da região, atendendo as demandas dessa especialidade. Hoje, graças aos investimentos iniciados pelo Wagão e que pude dar continuidade, dando sequência nas melhorias da Santa Casa, nosso hospital é referência e vive um momento diferente dos nossos hospitais vizinhos e isso é fruto de uma gestão compromissada com a saúde pública e, em especial, com o nosso hospital, que com certeza continuará a receber ainda mais investimentos e melhorias”, afirmou Claudemir Borges.

As cirurgias serão comandadas pela equipe técnica do Dr. Luiz Vicente Berti, que chegou até Leme por intermédio do médico lemense Dr. Carlos Décio. Dr. Luiz Vicente Berti é um dos mais respeitados cirurgiões da especialidade, um dos precursores deste procedimento no país e um dos pioneiros desta cirurgia por vídeo-laparoscopia tendo realizado mais de 3.500 operações.

É dos fundadores da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e atua nos principais hospitais em São Paulo, além de participar de diversos congressos nacionais e internacionais, é membro das mais importantes Sociedades, nacionais e internacionais, na área de cirurgia na especialidade.

“Dr. Luiz Vicente Berti conheceu toda a nossa infraestrutura e ficou encantando com o que é o hospital de Leme, com a capacidade de atendimento e, imediatamente demos início a esse projeto audacioso de transformar Leme no primeiro polo do interior a realizar cirurgia bariátrica por vídeo-laparoscopia e nosso objetivo é sempre evoluir e buscar ainda mais serviços ao cidadão lemense”, afirmou a administradora da Santa Casa, Carmem Barufaldi.