Notícia

  • Home
  • Rodrigo Ramalho solicita atenção com o Rio Mogi Guaçu
Rodrigo Ramalho solicita atenção com o Rio Mogi Guaçu
Jornal Tribuna de Leme | 16/07/2022

Rodrigo Ramalho solicita atenção com o Rio Mogi Guaçu

Rodrigo Ramalho solicita atenção com o Rio Mogi Guaçu

Na segunda-feira, 10 de julho, o deputado federal Ricardo Silva concedeu entrevista na Rádio Cultura de Leme. Durante o bate papo com o radialista Paulo Sérgio, fez um apanhado do trabalho realizado nos últimos três anos, ressaltando a verba direcionada para a Santa Casa de Leme. Os valores já repassados foram utilizados na compra de equipamentos para lavandeira e os outros recursos, que já estão direcionados, devem ser utilizados na instalação da UTI Neonatal.

Na oportunidade, ao vivo nos microfones da emissora, o cidadão Rodrigo Ramalho, solicitou ao Deputado Ricardo Silva, uma atenção especial para com o Rio Mogi Guaçu.  Ramalho usou o exemplo de Leme, que tem 100% de esgoto tratado, quando pediu ao deputado que alavanque um trabalho junto aos demais municípios da Bacia do Mogi, buscando projetos e recursos junto ao governo federal, para que todos possam chegar ao mesmo patamar.

Rodrigo destacou que a bacia do Mogi é composta por 43 municípios, onde predominam atividades do setor primário e secundário, além do turismo das estâncias hidrominerais presentes em seis municípios.

O deputado prontamente garantiu abraçar a causa proposta por Rodrigo, inclusive, levando a demanda junto a FUNASA - Fundação Nacional de Saúde. Ricardo Silva deixa aos ouvintes da Rádio Cultura, o compromisso de uma reunião com representantes dos municípios da bacia e representantes da Fundação. Ramalho já está convidado a participar da reunião, junto com o executivo de Leme e, também, de toda a articulação em torno do assunto e das ações. O deputado Ricardo Silva tem em sua pauta de trabalho a questão ambiental. 

Sobre a Bacia Hidrográfica do Mogi-Guaçu

Instalado em 4 de junho de 1996, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Mogi-Guaçu (CBH-MOGI), Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos nº 09, é integrado por 43 municípios, sendo 38 com sede urbana na área de drenagem (15.000m²). A população local é de 1.466.062 habitantes (Seade 2011). Seus principais rios são Rio Mogi Guaçu, Rio do Peixe e Rio Jaguari-Mirim. A disponibilidade de água se apresenta da seguinte forma: superficial 33,4%; subterrânea 12,4%.

A bacia é classificada como industrial. Destaque para agroindústria, óleos vegetais e bebidas, frigoríficos e indústria de papel e celulose. No turismo, predominam seis estâncias hidrominerais. A região apresenta 10,5% de cobertura vegetal.

Municípios que compõe a bacia do Mogi: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Américo Brasiliense, Araras, Barrinha, Conchal, Descalvado, Dumont, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Guariba, Guatapará, Itapira, Jaboticabal, Leme, Lindóia, Luís Antonio, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Motuca, Pirassununga, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, Serra Negra, Sertãozinho, Socorro, Taquaral.

 Fonte: https://sigrh.sp.gov.br/cbhmogi/apresentacao