Notícia

  • Home
  • REFLEXÃO SOBRE A SEXTA-FEIRA SANTA
REFLEXÃO SOBRE A SEXTA-FEIRA SANTA
Jornal Tribuna de Leme | 18/04/2025

REFLEXÃO SOBRE A SEXTA-FEIRA SANTA

A Sexta-feira Santa é uma das datas mais importantes do calendário Cristão, marcada pela lembrança da crucificação e morte de Jesus Cristo. Ela ocorre na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa e faz parte da Semana Santa, que relembra os últimos dias de Jesus na Terra. É um dia de luto, silêncio e reflexão, pois simboliza o sacrifício de Cristo pela salvação da humanidade.

A origem da Sexta-feira Santa está diretamente ligada aos relatos bíblicos do Novo Testamento, que narram à prisão, o julgamento, a crucificação e a morte de Jesus. Desde os primeiros séculos do cristianismo, os fiéis passaram há dedicar esse dia à oração e ao jejum, como forma de recordar a dor e o sofrimento de Jesus. Ao longo do tempo, a tradição se espalhou por várias culturas, sendo mantida até hoje como um momento de respeito e espiritualidade.

Nesse dia, os cristãos são convidados a fazer silêncio interior, refletir sobre o amor e o perdão de Jesus, e lembrar-se de seu exemplo de humildade e entrega. Em muitas Igrejas, são realizadas encenações da Paixão de Cristo, procissões e liturgias especiais. É também comum o jejum e a abstinência de carne, como sinal de penitência e respeito pelo sofrimento de Cristo.

Mais do que apenas seguir rituais, a Sexta-feira Santa deve ser vivida como um momento de introspecção e reconciliação. É um convite para repensar nossas atitudes, buscar o perdão e cultivar o amor ao próximo. Ao respeitarmos esse dia com fé e consciência, estamos renovando nosso compromisso com os ensinamentos de Cristo e preparando nosso coração para a alegria da ressurreição que será celebrada no domingo de Páscoa.

Sandra Kauffmann

*imagem da internet*