Notícia

  • Home
  • PROTESTO NA CÂMARA MUNICIPAL CONTRA O PROJETO DE LEI QUE DECLARA A BICHO CARENTE DE UTILIDADE PÚBLICA
PROTESTO NA CÂMARA MUNICIPAL CONTRA O PROJETO DE LEI QUE DECLARA A BICHO CARENTE DE UTILIDADE PÚBLICA
Jornal Tribuna de Leme | 03/09/2023

PROTESTO NA CÂMARA MUNICIPAL CONTRA O PROJETO DE LEI QUE DECLARA A BICHO CARENTE DE UTILIDADE PÚBLICA

Na quarta-feira, 30 de agosto, aconteceu um protesto contra o projeto de lei de número 71/23 apresentado pelo vereador Airton Cândido da Silva para declarar a Associação Bicho Carente como utilidade pública no município - assunto explorado e discutido em todas as redes sociais e grupos de conversas de Leme e até da região.

Na noite de quarta-feira, muitas protetoras independentes compareceram na sessão com cartazes e faixa em sinal de protesto quanto ao projeto.

O Jornal Tribuna de Leme esteve acompanhando a sessão e, tão logo terminou, fomos procurados pela senhora Viviane Souza – protetora independente e fundadora da Anjos de Patas que explicou o motivo de terem ido até a Casa de Leis.

 “Sou protetora independente há mais de dez anos, já fiz parte dessa Associação e por não concordar com algumas ações, deixei de ajudá-las. Porém continuei cuidando dos animais abandonados e, me uni com as demais protetoras para fazer esse protesto contra tal projeto por dois motivos. Primeiro: Existem inquéritos que envolvem a associação Bicho Carente e suas representantes conforme o Boletim de Ocorrência número 5584/2020 – boletim esse de conhecimento de todos os vereadores e que carecem de conclusão, pois estão pendentes de diligências requisitadas pelo Ministério Público. Segundo ponto: nós protetoras independentes temos mais de 350 animais que são cuidados por nós, dependemos do CAVET – hospital veterinário público que está completamente abandonado pelo prefeito Claudemir Borges, faltando ração no banco de ração e quando compraram dessa última vez a qualidade era péssima que fazia mal aos animais. Já tentamos conversar com o prefeito Claudemir Borges, porém nada de nos dar um retorno. O CAVET não funciona aos finais de semana, e a maioria dos problemas com animais que temos é, justamente aos finais de semana. Gostaríamos que esse valor de R$ 10 mil de utilidade pública que iria só para uma Associação, no caso a Bicho Carente, fosse investido lá no hospital veterinário, daria e sobraria para pagar veterinário e funcionar aos finais de semana”, enfatiza Viviane.

As protetoras independentes exibiram seus cartazes com as quantidades de animais que cada uma cuida e, em clima pacífico os mantiveram levantados para que todos os presentes pudessem ver.

A senhora Viviane Molinaro , outra protetora independente, também falou com nossa reportagem: “Estamos aqui unidas pela mesma causa que é a dos animais, todas juntas temos cerca de 350 animais como pode ser visto pelos cartazes expostos por cada protetor que aqui está. Precisamos de uma dedicação maior e com afinco do prefeito Claudemir Borges lá com o hospital veterinário, do qual todas aqui fazem uso. Investir esses 10 mil lá no CAVET é o correto”, finaliza  ela.

Ao final da sessão a vereadora Lourdes Camacho – Proteção dos Animais – pediu vistas do projeto, o que causou revolta em alguns membros da Associação Bicho Carente que estavam presente também, em menos pessoas.

Houve agressão física do lado de fora por um simpatizante da Bicho Carente contra uma protetora da Anjos de Patas o que acarretou em um boletim de ocorrência com corpo delito por parte das protetoras independentes, pois foi atingida por dois golpes forte lhe causando hematoma no peito.  – BO número 1709-1/2023 de 30/08/2023 às 21h53 na Delegacia de Polícia de Leme.

O Projeto de Lei 71/23 de Utilidade Pública apresentado pelo vereador Airton Cândido da Silva estará na pauta da próxima sessão camarária, 05 de setembro novamente.

Esperamos que tudo seja resolvido em prol de uma única causa: os animais!