POPULAÇÃO RECLAMA DE ESCORPIÕES NAS REDES SOCIAIS
Nos últimos dias, têm sido constantes as reclamações sobre a proliferação de escorpiões nas redes sociais. A população tem reclamado de pontos de descarte irregular de lixo, em estradas rurais e até no perímetro urbano da cidade e da falta de fiscalização sobre terrenos, onde a falta de manutenção e limpeza tem acarretado acúmulo de entulhos, o que acaba facilitando a proliferação de escorpiões.
Em uma das postagens, uma moradora relata o medo que vem sendo constante, uma vez que achou escorpiões dentro do quarto, levando-a a dormir na sala e, recentemente achou mais um escorpião na sala. “Gente é a quarta vez q acho escorpião dentro da minha casa. Tá difícil tenho criança animal de estimação eu já n tava dormindo no meu quarto por medo e vim dormi na sala agora encontrei na sala já não sei oq fazer gente. Moro no bairro graminha (sic)”.
Em outra postagem, a cidadã relata “No Itamaraty uma colega tava sentada na calçada e sem luz, ouviu um barulhinho acendeu a lanterna do celular, tinha 6 na calçada, ai ela matou 4 e 2 entrou no buraco da parede ela tacou querosene e fogo no buraco aff.. meus pais já acharam uns 5 na casa deles Itamaraty tbm! (sic)”.
É preciso que a população se conscientize sobre o descarte irregular de lixo em locais públicos e terrenos baldios, porém, o poder público precisa urgentemente intensificar os serviços de limpeza pela cidade e a fiscalização desses terrenos, autuando proprietários de terrenos que adotem as medidas necessárias para evitar o descarte, bem como a fiscalização de moradores, prestadores de serviços como carroceiros, caçambeiros e outros meios de limpeza, que tem, de forma criminosa, descartado o lixo em locais irregulares.
Em período de chuvas e intenso calor, como estamos vivendo atualmente, a tendência é de que todas as pragas, insetos e escorpiões tendem a aumentar. Eles ficam mais ágeis, aumentando seu metabolismo e se proliferando mais rapidamente. É preciso evitar os abrigos desses animais, como madeira entulhada, entulho de construção, qualquer fresta, buraco em piso e em parede. Como as baratas são alimentos para os escorpiões urbanos, é preciso evitar o lixo aberto, alimento de animais a noite, alimentos orgânicos expostos e qualquer outra situação que aumente a presença de baratas, para evitar atrair a presença de escorpiões.
Vale ressaltar que a aplicação de veneno não é indicada para controle de escorpiões, uma vez que conseguem se defender do veneno, por meio de um apêndice que é quimiorreceptor, que faz com que eles sentem a presença de produtos químicos e de veneno no ambiente, então, eles fogem.
O melhor mecanismo é a limpeza, evitando o acúmulo de lixo. Aos moradores, uma dica é vedar ralos, frestas, soleiras de portas, afastar as camas das paredes e evitar que cobertas, lençóis e colchas encostem-se ao chão, uma vez que os escorpiões podem subir por elas.
Ao ser picado por um escorpião, o cidadão deve procurar imediatamente a Santa Casa de Leme, que é o local que possui o medicamento correto para tratamento em casos de picadas de escorpiões.