Notícia

  • Home
  • PARCERIA REALIZADA COM A UNESCO EM 2018 É RENOVADA E TEM O OBJETIVO DE FORTALECER A EDUCAÇÃO MUNICIPAL
PARCERIA REALIZADA COM A UNESCO EM 2018 É RENOVADA E TEM O OBJETIVO DE FORTALECER A EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Jornal Tribuna de Leme | 18/12/2023

PARCERIA REALIZADA COM A UNESCO EM 2018 É RENOVADA E TEM O OBJETIVO DE FORTALECER A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Em 2018, durante a gestão Wagão e da Secretária Municipal de Educação Andrea Begnami, a prefeitura firmou um acordo de cooperação técnica entre o Governo Brasileiro e a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura com o objetivo de fortalecer as políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação de Leme.

Na prática, a parceria tem como finalidade de fortalecer as ações pedagógicas e administrativas, com foco no aperfeiçoamento profissional, a valorização dos professores, a reestruturação do currículo, a implementação de novas metodologias centradas na diversificação pedagógica, a implementação de novas tecnologias na rede municipal e a qualidade na formação dos alunos.

Entre as principais conquistas para a população, o acordo visa proporcionar a ampliação da oferta da educação infantil em creches, a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais e deficiências, a alfabetização de todas as crianças do ensino fundamental, com garantia do acesso e permanência, o atendimento em período integral, a evolução nos índices de IDEB, o fortalecimento do EJAI, a formação continuada de professores e a revisão constante do plano de carreira docente.

“A parceria é benéfica tanto para os profissionais da educação e, principalmente para o aluno e a sociedade lemense. Fizemos um plano onde haveria investimento municipal e, também da Unesco e o projeto visava a melhoria da infraestrutura educacional, com aquisição de materiais tecnológicos, como fizemos em nossa gestão, com aquisição de computadores, TVs, tablets, playtables, ampliação da escola de tempo integral, ampliação da oferta de vagas em creche, das ações para inclusão no âmbito municipal e a reestruturação do plano de carreira, como fizemos no final do mandato do sempre prefeito Wagão”, afirmou Andrea Begnami, Secretária de Educação na época e idealizadora da parceria.

A parceria com a Unesco, ao final de todo o processo, deve proporcionar uma grande transformação no ambiente escolar, tornando-o atrativo e acolhedor, porém, as ações voltadas para esse propósito devem continuar, com investimentos nas políticas públicas necessárias para o cumprimento efetivo das metas estabelecidas. A gestão educacional, em especial dos recursos financeiros, seja do tesouro ou do Fundeb, deve ser focada na transparência e responsabilidade fiscal, com investimentos dentro das premissas estabelecidas para uma Educação de qualidade e com equidade a todos, fazendo mais e gastando menos, sem perder qualidade nas ações.

“A Andrea Begnami quando me apresentou a proposta em 2018, fiquei encantado e, de imediato traçamos um plano estratégico, tático e operacional para a implementação das ações. Construímos creches, ampliamos escolas, adquirimos novos materiais pedagógicos, com foco em tecnologia e o melhor, fizemos uma revisão de carreira, acredito que seja a última que foi feita na educação, e fizemos um plano de médio e longo prazo, que previa a continuidade dos investimentos em educação, contemplando novas escolas, ampliação da oferta de creches e escola de tempo integral, além da reestruturação do currículo municipal e a revisão constante do plano de carreira. Hoje, não sei como está esse planejamento na Secretaria de Educação, mas temos escutado muita reclamação pela gestão, com gastos desnecessários e muitos falando da desvalorização do profissional da educação e, a administração pública eficiente deve zelar pelo bom investimento, com transparência, evitando gastos desnecessários”, afirmou Wagão.

Recentemente, o prefeito Claudemir Borges esteve em Brasília, na sede da Unesco, para a renovação da parceria, devido aos resultados positivos alcançados com a cooperação mútua.