Notícia

  • Home
  • Orientações de como podemos prevenir o abuso sexual de crianças e adolescentes
Orientações de como podemos prevenir o abuso sexual de crianças e adolescentes
Jornal Tribuna de Leme | 15/09/2023

Orientações de como podemos prevenir o abuso sexual de crianças e adolescentes

No combate e prevenção ao abuso, é importante entendermos não só o que é considerado abuso, como também medidas simples que podem ser tomadas para preveni-lo. Vamos lá?

É considerado abuso sexual:

- ficar observando ou acariciar os órgãos genitais de uma criança ou adolescente,
- fazer com que assistam filmes pornográficos ou que presenciem relações sexuais,
- pedir fotos de crianças ou adolescentes nus ou falar com elas sobre relações sexuais, com a finalidade de se excitar ou de deixá-los excitados,
- manter relações sexuais com crianças ou adolescentes, entre outros.

Vamos agora às medidas de proteção:

1. Conversar com as crianças, considerando a idade, sobre o corpo e os cuidados que devemos ter. É importante aprenderem a nomear as partes e o que é íntimo;
2. Explicar que ninguém pode tocar em suas partes íntimas e que não podem tocar na parte íntima de outras pessoas.
3. Conversar com eles sobre a diferença entre um carinho saudável e um carinho não apropriado. Também não devem aceitar presentes em troca de carinhos.
4. Supervisionar o acesso de crianças e adolescentes à internet;
5. Não forçar a criança ou adolescente a dar abraços e beijos em pessoas que ela não se sinta confortável, seja de alguém de dentro da família ou fora dela.
6. Deixá-los sempre com alguém de confiança e estar atento ao que as crianças e adolescentes têm a dizer sobre a pessoa que está cuidando deles;
7. Converse muito com seus filhos! Dê atenção ao que têm a dizer, mostre que você se importa com ele ou ela. Se você não der apoio e atenção, possivelmente alguém dará - mas talvez, com más intenções.
8. Mostre que você está sempre por perto para o que a criança ou adolescente precisar, seja presente de verdade! Geralmente os abusadores observam o funcionamento familiar e aproveitam de situações de distanciamento dos pais na vida dos filhos para iniciar o processo de abuso sexual.

Agora que você já sabe dessas 8 dicas, faça sua parte! Compartilhe com quem vocês conheçam essas estratégias para prevenir a ocorrência de abuso de crianças e adolescentes!


Fonte: https://www.japaraiba.mg.gov.br