Notícia

  • Home
  • ÓPERA EM LEME NO DIA 12 DE JULHO
ÓPERA EM LEME NO DIA 12 DE JULHO
Jornal Tribuna de Leme | 09/07/2024

ÓPERA EM LEME NO DIA 12 DE JULHO

Pelo quinto ano consecutivo, o Consulado Geral da Itália e o Instituto Italiano di Cultura de São Paulo promovem, em colaboração com a Cia Ópera São Paulo, um circuito operístico pelo interior do Estado de São Paulo como parte do projeto “A Caminho do Interior”.

Este ano o projeto percorrerá dezoito cidades, de maio a agosto, em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil… e Leme será uma delas, recebendo a Ópera “Fígaro, o Barbeiro de Sevilha” de Gioachino Rossini na sexta-feira, 12 de julho, às 20h no Centro Integrado Educacional “Kamal Taufic Nacif”.

Entrada franca - ingresso solidário: se puder, doe um agasalho ou alimento não perecível na entrada da Ópera.

O projeto em si é uma grande celebração desta imigração, tendo como objetivo levar ao interior do Estado mais italiano fora da Itália, atrações culturais que permitam aos milhares de italodescendentes e amantes da Itália, explorar sua cultura para além dos estereótipos.

O Barbeiro de Sevilha conta a história de Fígaro, um barbeiro que faz de tudo na sua cidade: arranja casamentos, ouve confissões e espalha boatos. Fígaro desta vez resolve ajudar o Conde Almaviva a conquistar a jovem Rosina, mas Almaviva não quer que ela saiba que ele é um conde. Rosina, por sua vez, é pupila de um velho médico, D. Bartolo, que tem planos para se casar com sua protegida, mas ele está de olho mesmo é na fortuna dela. Bartolo mantém Rosina confinada em casa, acompanhada da criada Berta e, por vezes, do Dom Basílio, professor de música. O que será que o Conde e Fígaro irão aprontar para vencer todas essas barreiras para que Almaviva finalmente consiga se casar com Rosina?

Informações: Produção: Associação Amigos da Ópera de Jacareí e Cia Ópera São Paulo

Parceria local: Instituto Alvorada Cultural de Leme e Prefeitura de Leme - através de sua Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Educação

Direção-geral e artística: Paulo Esper