Notícia

  • Home
  • Museu Histórico de Leme realiza exposição fotográfica “Memórias”
Museu Histórico de Leme realiza exposição fotográfica “Memórias”
Jornal Tribuna de Leme | 27/08/2023

Museu Histórico de Leme realiza exposição fotográfica “Memórias”

A exposição temporária "Memórias” acontecerá de 22 de agosto a 22 de setembro. A proposta é, através da coleção de fotos que compõe o acervo pessoal do saudoso Mario Albertini, transportar os visitantes para uma viagem no tempo. Um resgate da história de uma Leme pacata, entre as décadas de 1930 e 1950, vivenciada por um jovem lemense e seus amigos, momentos memoráveis que se materializam através de fotografias.

Quem foi Mário Albertini?

Nascido em Leme, em 25 de Maio de 1910, filho único de um casal de italianos, Luigi (Luiz) Albertini e Tachila Gagliardi.  

Embora de família bastante simples, desde jovem já era pessoa conhecida e querida em Leme. A facilidade que tinha em conversar e se relacionar com todos que se lhe apresentavam, desde as autoridades, dos mais ricos aos mais humildes, fez com que muitos o chamassem para auxiliar e encaminhar problemas familiares e, para receber e acompanhar recém-chegados à cidade, conseguir acomodações, trazendo essas pessoas para dentro da comunidade local.

De estudo formal, Mário Albertini tinha apenas os anos de grupo, feitos no Grupo Escolar Cel. Augusto Cesar, de 1917 a 1920. Mas adquiriu vários outros conhecimentos, de comércio, contabilidade, sistema bancário, datilografia, desenho, cultivo de plantas e até fotografia.

Trabalhou na Caixa Econômica, na Coletoria, foi representante da Sul América Seguros, na região, e da agência Chevrolet de Leme. No final dos anos 1940 até 1955, foi gerente da agência do antigo Banco Cruzeiro do Sul de Leme, que existiu na Avenida 29 de Agosto, em frente à Praça Rui Barbosa.

Havia em Leme um grupo de jovens muito amigos, de origens diferentes e atividades diversas, que participavam juntos dos eventos sociais da época, final dos anos 20. Entre eles, surgiu a ideia de editar um jornal - Jornal O Girassol - de certa forma intelectualizada, dedicada à juventude, para que ela pudesse se expressar espontaneamente, sem quaisquer interesses políticos ou particulares, embora recebesse auxílio financeiro através de anúncios e propagandas.

O jornal era quinzenal e gratuito, os responsáveis eram: Antônio Frias, o fundador, coletor das rendas federais; Mário Albertini, diretor, funcionário da coletoria; Abrão Jorge Mansur, comerciante; Benjamim Arraes Sobrinho; Clovis Graciano, artista, pintor; Sebastião Correa Sampaio; José Zanardi.

“O Girasol” circulou de 01 de Agosto de 1929 a 01 de Agosto de 1933, encerrando com a edição de número 85. Um grande feito desses rapazes, através do jornal, foi a promoção de uma campanha de arrecadação de fundos para a construção do busto de Newton Prado, na Praça Rui Barbosa.

         Em 1942, casou-se com Maria Amélia Siqueira, uma campineira, que todos conheciam por Dona Lela, e que havia vindo para lecionar na região de Leme e, mais tarde, também no Grupo Escolar Cel. Augusto Cesar. O casal teve dois filhos, Orlando e Mario Valter.

Mário Albertini faleceu em Campinas, aos 78 anos, em 26 de agosto1988.

Seu filho Mario Valter Albertini doou para o Museu Histórico de Leme, todo o acervo fotográfico de seu pai, fotos que retratam o cotidiano de Leme nas décadas de 1920, 1930 e 1940.

 A Exposição Fotográfica “Memórias” será entre os dias 22 de agosto a 22 de setembro no Museu Histórico de Leme “Prof. Celso Zoegas Táboas” - Praça Manoel Leme S/N - Antigo galpão da FEPASA, de segunda à sexta das 08h às 16h e aos sábados das 09h às 12h.

 Prestigiem!