Notícia

  • Home
  • MUDANÇAS E NOVOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CONTÁBEIS TRAZEM BONS RESULTADOS PARA O MUNICÍPIO DE LEME
MUDANÇAS E NOVOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CONTÁBEIS TRAZEM BONS RESULTADOS PARA O MUNICÍPIO DE LEME
Jornal Tribuna de Leme | 27/06/2024

MUDANÇAS E NOVOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CONTÁBEIS TRAZEM BONS RESULTADOS PARA O MUNICÍPIO DE LEME

O SICONFI é uma ferramenta destinada ao recebimento e análise de informações contábeis, financeiras e orçamentárias. Abrange os relatórios e informações previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF oriundos dos poderes e órgãos de um universo que compreende 5.568 municípios, 26 estados, o Distrito Federal e a União.

O sistema foi desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO para, dentre outros objetivos, melhorar a qualidade da informação do Setor Público, padronizar mecanismos de consolidação das contas públicas e aprimorar a forma de obtenção e divulgação dos dados.

O SICONFI constitui-se de duas interfaces com finalidades distintas: a chamada área pública, de livre navegação e acessível a qualquer interessado; e, a área restrita, privativa de usuários cadastrados, alimentadores do sistema por meio da inserção de informações certificadas, bem como de servidores encarregados da manutenção do portal.

Na área pública, pode-se lançar mão do mais rico repositório de informes contábeis do setor público brasileiro, que atualmente desperta amplo interesse de pesquisadores, jornalistas, estudantes, órgãos de controle, gestores públicos, ou, mesmo, dos movimentos sociais empenhados na avaliação da performance orçamentária e fiscal de municípios, estados, Distrito Federal ou União.

Na área restrita, situa-se o canal de comunicação dos gestores da área contábil e financeira das unidades federativas, por meio do qual são publicadas informações de interesse público, em atendimento aos ditames da Lei de Responsabilidade Fiscal.

(fonte:www.gov.br/pt-br/servicos/encaminhar-e-consultar-informacoes-contabeis-financeiras-e-fiscais)

Rankig 2024

Publicado em 18 de junho, o ranking tem por base os relatórios, demonstrativos e balanço enviados referentes ao exercício de 2023. O município de Leme teve significativa melhora na qualidade das informações contábeis e fiscais em relação ao exercício de 2022.

Em 2022, Leme ocupou a posição 2.481, obtendo 107.376 pontos recebendo conceito C no ICF - Indicador Qualidade Informação Contábil e Fiscal.

Em 2023, Leme ocupou a posição 1.000, obtendo 136.268 pontos, recebendo conceito B no ICF.

“A cada ano, a Secretaria do Tesouro Nacional vem aumentando a quantidade de verificações, aumentando as exigências na qualidade das informações, o que torna essa melhora na classificação ainda mais significativa”, ressalta Regina Penteado, Secretária de Finanças.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Finanças, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 1º andar - Centro ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1015.