Mesmo com quase mil professores, Secretaria Municipal de Educação promove seminário virtual com apenas 250 presentes para debater a Educação Inclusiva no Município
Mesmo com quase mil professores, Secretaria Municipal de Educação promove seminário virtual com apenas 250 presentes para debater a Educação Inclusiva no Município
A discussão sobre a Educação Especial, no que diz respeito a Educação Inclusiva no Município é um tema que vem sendo gerido desde 2017 na Rede Municipal quando a então Secretária de Educação, Andrea Begnami celebrou o termo de cooperação com a UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, com o objetivo de alavancar as potencialidades da educação municipal, promovendo na Rede Municipal as transformações estruturais, digitais e de formação profissional para que a educação lemense desse um salto de qualidade e se consolidasse entre as principais Redes Educacionais entre os Municípios.
No estudo promovido pela UNESCO, foram estabelecidas várias estratégias para a melhoria da qualidade da educação, sempre norteados pelo que preconiza o Plano Nacional de Educação e consequentemente o Plano Municipal de Educação.
Uma das metas previstas é a Educação Especial, que tem como principal objetivo garantir que todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, com necessidades especiais tenham acesso à educação básica com atendimento educacional especializado na rede regular de ensino. A inclusão dos alunos portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, mobilidade reduzida e altas habilidades, o acesso à educação básica na rede regular de ensino.
Para atingir tais metas, o acordo prevê ampla discussão e capacitação profissional, promovendo a todos os professores da Rede Municipal de Educação um amplo acesso à informação e metodologias, por meio da formação continuada, para que todos tenham condições de atender, da melhor maneira possível, a Educação Inclusiva na Rede Regular de Ensino garantindo, assim, o atendimento e efetividade nas ações voltadas para o aluno portador de necessidades especiais.
Porém, mesmo com quase mil professores na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação decidiu tratar um assunto tão sério e tão urgente de forma virtual, onde nem 1/4 do quadro de professores participaram das discussões. Algo que deveria ser feito de forma contínua, presencial e com a presença de todos os profissionais da educação, a Secretaria Municipal de Educação decidiu por minimizar o acesso e a discussão da Educação Inclusiva no âmbito municipal.
Que as autoridades locais realmente pautem a Educação Especial como ferramenta de inclusão e educação, e que as pautas sejam realmente discutidas de forma efetiva e ampliem o acesso e a infraestrutura, com capacitações, contratações de mais profissionais que tratem as nossas crianças com o devido respeito e com todas as garantidas estabelecidas por leis.