Notícia

  • Home
  • MEIO AMBIENTE DEVE PAUTAR CAMPANHAS ESSE ANO
MEIO AMBIENTE DEVE PAUTAR CAMPANHAS ESSE ANO
Jornal Tribuna de Leme | 09/06/2024

MEIO AMBIENTE DEVE PAUTAR CAMPANHAS ESSE ANO

 As eleições municipais ainda estão distantes. Faltando quatro meses para o primeiro turno, Leme sequer sabe quem será candidato, além da provável intenção de reeleição do atual prefeito, Claudemir Borges (PSD). No entanto, já é possível saber quais serão os temas que nortearão as campanhas desse ano.

Além dos temas para lá de conhecidos e sempre importantes – saúde, educação, transporte, emprego, segurança pública, economia, etc – um tema que, certamente marcará os discursos dos candidatos a prefeito será “meio ambiente”.

Tendo como referência a tragédia que assola o Rio Grande do Sul, com centenas de mortos, milhares de desabrigados e bilhões de prejuízo, a principal pergunta que se deve fazer a quem quiser ocupar o posto de chefe do Executivo municipal deverá ser: “que políticas públicas o senhor ou senhora pretende implementar, se eleito(a), para prevenir e lidar com possíveis desastres ambientais ou climáticos?”

Os planos de governo dos candidatos deverão, sem dúvida, ao menos propor plano de Defesa Civil e Plano de Vulnerabilidade Socioambiental. O primeiro trata das ações de reação a desastres ambientais e o segundo trata de ações de prevenção a desastres ambientais, como por exemplo, mapeamento de áreas de risco e população mais vulnerável. Independentes, os planos se complementam. Leme é um dos poucos municípios que possui plano de Defesa Civil. A quase totalidade dos municípios não possui o segundo.

Falta muito para as eleições municipais. Já não temos mais tempo para lidar com as questões ambientais.

Por Carlos Eduardo Spadin – Professor e Estudante de Jornalismo

*imagem ilustrativa da internet