Notícia

  • Home
  • Leme terá médico hematologista
Leme terá médico hematologista
Jornal Tribuna de Leme | 17/11/2023

Leme terá médico hematologista

Leme contará com um grande especialista em Hematologia atuando em nossa cidade. Trata-se do Dr. José Ulysses Amigo Filho - CREMESP 83229. Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) com residência em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde, inclusive, chegou a ser responsável pelo Serviço de Transplante de Medula Óssea. Atualmente ele é médico hematologista no Hospital A Beneficência Portuguesa de São Paulo do grupo de Transplante de Medula Óssea e coordena um projeto junto ao SUS na área de transplante de medula óssea: Projeto PROADI-Mais TMO SUS.  

O médico hematologista é aquele especialista em identificar e tratar as doenças do sangue e dos órgãos responsáveis pela sua produção, como a medula óssea, o baço e os linfonodos. Para exemplificarmos melhor ele é o especialista que trata das anemias, das doenças dos glóbulos brancos, como as leucemias e linfomas e, das doenças que alteram a coagulação do sangue, como as tromboses e problemas em que exista uma  dificuldade do sangue coagular, como nas hemofilias. Além disso o médico hematologista tem uma atuação na coordenação de bancos de sangue, sendo o responsável em cuidar de todos os processos que envolvem a doação de sangue e seu preparo, manipulação e acondicionamento para uso nos hospitais.        

De imediato, o médico atenderá em seu consultório particular, no Espaço Santa Lydia, todas as segundas-feiras. O agendamento de consultas pode ser feito pelo telefone 3573.5201 ou de forma presencial. O Espaço Santa Lydia está localizado na Rua Coronel João Franco Mourão, 647, no Centro de Leme.

“De início, em meu consultório vou atender somente  pacientes particulares todas  segundas-feiras, mas tenho pretensões e  planos para o futuro. Recentemente fui aprovado no concurso para médico hematologista horista para atuar junto à  prefeitura de Leme, porém, ainda aguardo a convocação. Isso irá  permitir que amplie os dias de atendimento na cidade e, gradativamente, poderei consolidar  meu  projeto de médio e longo prazo de estabelecer-me  em Leme, vindo de São Paulo para o município”, relatou o Dr.Ulysses. Continuou dizendo “... vejo Leme com grande potencial na área da saúde e, acredito que junto ao poder público podemos  implementar um projeto de hemonúcleo regional  a fim de centralizar em Leme a captação de doação de sangue, com o intuito de fornecermos sangue e plaquetas aos hospitais da cidade e da região e, com isso, podermos realizar cirurgias de grande porte e, futuramente fazermos de Leme uma referência  regional em medicina de alta complexidade...”