Notícia

  • Home
  • Leme terá gruta da “Padroeira dos Ciclistas”
Leme terá gruta da “Padroeira dos Ciclistas”
Jornal Tribuna de Leme | 26/06/2023

Leme terá gruta da “Padroeira dos Ciclistas”

A Igreja de São Judas Tadeu, localizada no Bairro Barra Funda, em Leme/SP terá, em breve, uma gruta de Nossa Senhora de Ghisallo – ‘Padroeira dos Ciclistas’, em homenagem aos praticantes do esporte que passam pelo Circuito das Doze Capelas. A informação foi divulgada pelo coordenador da igreja, Rodrigo Ramalho.

“É uma solicitação que venho recebendo já de algum tempo”, relata Ramalho. Segundo ele, em conversa com o Reitor/Padre Cássio Rossette (Santuário São Manoel e Nossa Senhora Aparecida), obteve a autorização para edificação da gruta.

O coordenador relata que já deu início ao projeto arquitetônico da gruta e, também para aquisição da imagem Nossa Senhora de Ghisallo. “Estamos acertando os últimos detalhes, mas farei força para que, em outubro possamos inaugurar a gruta”, disse Rodrigo Ramalho.

Segundo informações do Movimento Mariano de Patos de Minas, hoje, no Brasil, existem três imagens da Virgem de Ghisallo em território nacional e, o que tudo indica, Leme será a quarta cidade a receber a imagem da Padroeira dos Ciclistas. 

Origem da padroeira

Madonna di Ghisallo é nome de uma colina na região da Lombardia, norte da Itália. A colina foi batizada após uma “aparição da Virgem Maria” ao Conde Ghisallo que, na Idade Média, ao ser atacado por bandidos, se refugiou em uma capela e lá viu sua imagem.

Como a região fazia parte do Giro di Lombardia, importante prova ciclística italiana, o padre local, Ermelindo Viganò, propôs que a Santa fosse declarada padroeira dos ciclistas. A sugestão foi acatada pelo Papa Pio XII e a igreja de Nossa Senhora de Ghisallo foi consagrada, oficialmente em 1949.

O santuário se tornou um centro de romaria de ciclistas do mundo todo e acabou se transformando em um pequeno museu do ciclismo.