Notícia

  • Home
  • Leme pleiteia “Selo Ouro” de Boas Práticas para Eliminação na Transmissão Vertical da Sífilis
Leme pleiteia “Selo Ouro” de Boas Práticas para Eliminação na Transmissão Vertical da Sífilis
Jornal Tribuna de Leme | 06/08/2023

Leme pleiteia “Selo Ouro” de Boas Práticas para Eliminação na Transmissão Vertical da Sífilis

Considerado como um dos grandes desafios da saúde pública, a transmissão vertical (durante a gravidez) dos vírus HIV e Sífilis, acontece em decorrência do complexo processo infeccioso e também do comportamento da população.

Após receber a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical no HIV, em dezembro de 2022, a Secretaria de Saúde de Leme está pleiteando o recebimento do “Selo Ouro” de boas práticas para a eliminação da transmissão vertical da Sífilis.

Para receber a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical no HIV, o município precisou atender e cumprir uma série de medidas, controles e ações, todas definidas pelo Ministério da Saúde, que constam no Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, publicado em 2021. É importante destacar, que essa Certificação tem acompanhamento contínuo e também é revalidada a cada dois anos, pela Comissão Nacional de Validação.

Dando continuidade na busca pela melhor qualidade e excelência de atendimento, a Secretaria de Saúde busca agora conseguir o “Selo Ouro” de Boas Práticas na Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis. Para conseguir, o município deve apresentar os seguintes indicadores, com atingimento maior ou igual a 95%, nos dois últimos anos, para:

- Cobertura mínima de 04 consultas no pré-natal;

- Cobertura de gestantes com pelo menos um teste para HIV e/ou sífilis no pré-natal;

- Cobertura de gestantes vivendo com HIV em uso de terapia antirretroviral;

- Cobertura de gestantes tratadas adequadamente para sífilis.