Leme já aplicou mais de 231 mil doses da vacina contra a covid-19
Leme já aplicou mais de 231 mil doses da vacina contra a covid-19
A vacinação tem se mostrado cada vez mais eficiente contra óbitos e internações de Covid-19 no país e no mundo. Em Leme, o resultado não é diferente e há semanas não se vê internações ou óbitos pela doença no município.
Em Leme já foram aplicadas 231.829 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 89.156 de primeira dose, 83.662 de segunda dose, 56.273 de dose adicional e 2.738 doses únicas.
Ao todo, 88% da população lemense já receberam ao menos uma dose da vacina e 82,7% da população estão com as duas doses completas. Vale destacar que a população até 5 anos de idade não pode receber o imunizante, pois as vacinas ainda não foram aprovadas para esse público.
O último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Leme, no dia 29 de abril, Leme tinha confirmado 20.718 casos de Covid-19, sendo que 21 pessoas estavam em isolamento domiciliar e não havia nenhum caso de internação, seja em enfermaria ou UTI. Ao todo, são 431 óbitos em decorrência da doença, representando 2,08 de taxa de letalidade.
Na última semana, em todo o país, revelou uma tendência de aumento do número de casos. As farmácias apontaram um aumento de 82% de aumento dos casos de Covid-19 em relação à semana anterior, o que representa que o vírus tem circulado mais nas últimas semanas e tende a aumentar ainda mais nos próximos dias.
Esses números seguem distantes daqueles registrados no pico da variante Ômicron, visto em janeiro de 2022. Os casos de óbitos seguem em uma média de 126 por dia, que representa, segundo especialistas, uma média baixa de óbitos. Para os especialistas a tendência é de estabilidade, mas os cuidados precisam continuar e, é preciso intensificar a cobertura vacinal, aplicando a vacina naquelas pessoas que ainda não se vacinaram e ampliando o número de pessoas com as doses adicionais, principalmente em idosos acima de 60 anos de idade e pessoas com comorbidades.