Notícia

  • Home
  • Junho Vermelho – Mês de conscientização para doação de Sangue
Junho Vermelho – Mês de conscientização para doação de Sangue
Sandra Kauffmann | 26/05/2022

Junho Vermelho – Mês de conscientização para doação de Sangue

Junho Vermelho – Mês de conscientização para doação de Sangue

A necessidade de sangue seguro é universal. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos, como: desastres naturais, acidentes, conflitos armados e etc., além de ter um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias. Por isso, a Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, designou um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente. A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

Além de agradecer aos doadores, é um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha, mais e mais pessoas em todo o mundo são convidadas a se tornarem salvadores, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.

Junho Vermelho

O Junho Vermelho foi instituído, em 2015, pelo Ministério da Saúde, para conscientizar da importância de manter as doações de sangue, mesmo nos meses mais frios, quando comumente caem as doações de sangue.

Doação de Sangue em Leme

A Secretaria da Saúde conta com a certificação “Amigos da Doação de Sangue”, recebida da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto/SP, que reconhece Leme como uma cidade comprometida com a cultura de Doação de Sangue.

Doar sangue é um ato de extrema importância para salvar vidas. Com uma única doação – de 450 ml – o doador pode salvar a vida de até 4 pessoas, e essa quantidade de sangue é reposta em seu organismo em 24 horas. A doação é muito rápida, normalmente realizada em menos de uma hora e é muito segura, sem nenhum risco ao doador. É um pequeno gesto de solidariedade que pode fazer toda diferença. “Seja solidário. Doe sangue. Doe vida”.

Calendário doação Sangue em Leme

- ETAPA 3: 22 de Junho

- ETAPA 4: 24 de Agosto

- ETAPA 5: 26 de Outubro

- ETAPA 6: 14 de Dezembro

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue. Doe Sangue, salve vidas!

As doações em Leme, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, acontecem no Centro de Convivência do Idoso “Moacir Carneiro” que está localizado na Rua Cel. Antônio Abade, 789 – Jardim Casarão.