Notícia

  • Home
  • GERAÇÃO DE ORTOPEDISTAS: DOMINGOS, DAVID E LEONARDO GARANTEM EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO MÉDICO ORTOPÉDICO EM LEME
GERAÇÃO DE ORTOPEDISTAS: DOMINGOS, DAVID E LEONARDO GARANTEM EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO MÉDICO ORTOPÉDICO EM LEME
Jornal Tribuna de Leme | 21/05/2024

GERAÇÃO DE ORTOPEDISTAS: DOMINGOS, DAVID E LEONARDO GARANTEM EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO MÉDICO ORTOPÉDICO EM LEME

A ortopedia é a segunda especialidade médica mais buscada no país, atrás apenas da cardiologia e tem a função de minimizar os problemas do aparelho locomotor, ou seja, estuda, avalia, diagnostica e trata alterações que afetam articulações, tendões, ossos, músculos, ligamentos e cartilagens.

Em Leme, há aproximadamente 40 anos a ortopedia tem como referência o Dr. Domingos, responsável por muitas e muitas consultas e cirurgias na especialidade de ortopedia e traumatologia, devolvendo a qualidade de vida para o cidadão, eliminando dores e possíveis traumas relacionados ao aparelho locomotor.

Hoje, Leme conta com mais dois excelentes ortopedistas, David e Leonardo, ambos os filhos de Dr. Domingos com a dentista Regina Célia e que juntos formam uma geração de ortopedista e encantam os pacientes com a simpatia e qualidade no atendimento.

O Jornal Tribuna de Leme foi entrevistar o trio de ortopedista, pois, recentemente, o jovem médico Dr. Leonardo Pedrão, terminou a residência em ortopedista, se especializando em cirurgia do ombro e cotovelo e passou a atender em Leme tanto no SUS, convênio e particular, ampliando o legado da família no atendimento médico ortopédico. Confira a entrevista:

JORNAL TRIBUNA DE LEME: Dr. Domingos, como iniciou o seu desejo em se tornar médico?

DR. DOMINGOS: Desde a minha infância, sentia a necessidade em ajudar ao próximo e fazer bem às pessoas. Apesar de todas as adversidades, principalmente financeiras, consegui, depois de muito estudo e esforço, o ingresso na Faculdade de Medicina de Vassouras, no Rio de Janeiro.

JORNAL TRIBUNA DE LEME: Dr. Domingos, onde fez a sua especialização médica e como foi a sua vinda à nossa querida Leme?

DR. DOMINGOS: Após terminar o curso de medicina, retornei a minha cidade natal, Ribeirão Preto, e me especializei em Ortopedia na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto. Casei-me com a Regina Célia e nasceu nosso primeiro filho, o David. Na época, tive inúmeras oportunidades de trabalho, inclusive em outros estados. Leme me atraiu desde o primeiro momento por muitos motivos: fizemos boas amizades, a proximidade com os parentes de Ribeirão Preto e sabíamos que seria uma cidade promissora para a minha família.

JORNAL TRIBUNA DE LEME: Como foi a educação dos seus filhos em nossa cidade?

DOMINGOS: Tanto o David quanto o Leonardo tiveram a sua formação nos colégios aqui de Leme até o ingresso na universidade. Quero aproveitar e agradecer a todos os professores que acompanharam os dois durante os estudos, contribuindo com a formação educacional e cidadã de nossos filhos. Aqui, garantimos a eles uma boa infância e adolescência, pois a cidade sempre nos proporcionou muitas felicidades e bons momentos que guardamos até hoje como as melhores lembranças.

JORNAL TRIBUNA DE LEME: Dr. David, como foi o início de sua vida profissional?

DAVID PEDRÃO: Sempre tive meu pai como espelho e seguir os seus passos é tudo o que planejei para ampliar o legado iniciado por ele. Desde a faculdade, as disciplinas cirúrgicas me despertavam grande interesse e entusiasmo. Participei de várias Ligas Acadêmicas, sendo um dos fundadores da Liga de Ortopedia da Universidade Nove de Julho em São Paulo, o que me proporcionou conhecer, ainda como estudante de medicina, grandes nomes da Ortopedia brasileira e entender a dimensão do seu trabalho e o impacto positivo na vida das pessoas.

JORNAL TRIBUNA DE LEME: Dr. David, como foi o início de sua vida como profissional?

DAVID PEDRÃO: Após concluir o curso de medicina, fiz especialização em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de Limeira e depois fiz uma subespecialização em cirurgia do quadril na PUC de Campinas. Após esses anos de estudos, retornei à cidade para compor a equipe de ortopedia com meu pai e desde então tenho participado de diversos congressos, simpósios, cursos, sempre buscando me especializar, cada vez mais, e estar o mais atualizado possível para ajudar, por meio da minha profissão, a melhorar a vida das pessoas.

JORNAL TRIBUNA DE LEME: Dr. David, nós ouvimos muito elogios à forma como você trata seus pacientes, sempre atencioso e carinhoso em cada consulta, de onde vem tamanha simpatia?

DAVID PEDRÃO: Acho que é berço. Meus pais sempre me ensinaram que é preciso tratar bem todas as pessoas e em especial na medicina, pois nos deparamos com quadros onde os pacientes já estão sofrendo com as patologias e é preciso esse olhar humano, atencioso e carinhoso, para darmos o conforto necessário para minimizar os traumas, então, sempre busco tratar a todos com respeito, dignidade, carinho e dedicação.

JORNAL TRIBUNA DE LEME: Agora, o legado da família é ampliado com a chegada do Dr. Leonardo que passa a integrar a equipe de ortopedia do Dr. Domingos. Leonardo, qual a sua formação e quais são suas expectativas como novo membro dessa equipe?

LEONARDO PEDRÃO: Me formei como médico na Universidade Barão de Mauá, em Ribeirão Perto. Após minha formação em medicina, fui fazer a especialização em ortopedia na PUC de Campinas e recentemente finalizei minha subespecialização em cirurgia do ombro e do cotovelo no Hospital Ortopédico de Belo Horizonte. Retornei à Leme e estou muito feliz em poder trabalhar com meu pai e meu irmão, que são referência na minha vida profissional e que tenho muito respeito e admiração pelos profissionais que são. Nossos laços familiares e profissionais certamente trarão bons frutos no tratamento de muitos pacientes.

JORNAL TRIBUNA DE LEME: Dr. Leonardo e como tem funcionado o atendimento para a população que precisa da consulta com esse jovem médico?

LEONARDO PEDRÃO: Já estou atendendo tanto no serviço privado, em nosso consultório médico, quanto no serviço público, o SUS. Além disso, tenho feito as cirurgias nos hospitais Santa Casa de Leme e Unimed. Espero contribuir para uma melhor assistência à nossa população e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

JORNAL TRIBUNA DE LEME: Dr. Domingos, como é ver crescerem, formarem-se médicos e agora trabalharem juntos. Dá uma sensação de dever cumprido com aquele misto de cobrança para que o legado se solidifique cada vez mais?

DOMINGOS: É muito gratificante ver os dois ao meu lado e contribuir com a população lemense. É a maneira que encontramos de ajudar essa cidade que nos acolheu, que nos permitiu formarmos laços de amizades com muitas pessoas e de progredir como profissional. Tê-los em minha equipe é ter a segurança de que o legado na ortopedia vai continuar e vejo que essa busca pelo conhecimento dos dois vai fazer com que novas técnicas sejam implementadas e que mais e mais pessoas serão bem atendidas e terão seus problemas ortopédicos resolvidos. E tudo fica mais fácil, pois podemos conversar e trocar informações o tempo todo em casa, e isso contribui para que os problemas sejam enfrentados de diferentes olhares e assim buscar sempre o melhor tratamento para dar a qualidade de vida que nossos pacientes tanto buscam.