Notícia

  • Home
  • FÁBULA INFANTIL
FÁBULA INFANTIL
Jornal Tribuna de Leme | 25/02/2024

FÁBULA INFANTIL

A fábula dos Três Porquinhos é uma história infantil clássica que conta a história de três irmãos porquinhos que saíram de sua casa para construir as suas próprias. O primeiro porquinho construiu uma casa de palha, o segundo porquinho construiu uma casa de madeira e, o terceiro construiu uma casa de tijolos. Um lobo mau vem e sopra as casas de palha e madeira do primeiro e segundo porquinhos e as destrói, mas ele não consegue soprar e destruir a casa de tijolos do terceiro porquinho. O lobo então tenta entrar na casa do terceiro porquinho pela chaminé, mas ele coloca uma panela de água fervente na lareira e o lobo se queima. Depois disto este animal foge e nunca mais volta.

Esta fábula pode ser interpretada de várias maneiras diferentes. Uma interpretação é que uma história sobre a importância do trabalho árduo e da perseverança. O primeiro e o segundo porquinhos são pouco eficientes, preguiçosos e não trabalham duro o suficiente na construção de suas casas. Como resultado, suas casas são destruídas pelo lobo. Já o terceiro porquinho, por outro lado, é trabalhador determinado e persistente. Ele trabalhou com afinco na construção de sua casa e, como resultado, ela foi capaz de resistir à investida do lobo.

Outra vertente na interpretação da fábula é esta ser uma história sobre a importância da amizade e da união. Os três porquinhos são amigos e, ao final conseguiram se proteger ficando juntos dentro de um abrigo construído por um deles. Como resultado, eles foram capazes de se desenvencilhar do lobo. Se eles não fossem amigos e não conseguissem permanecer juntos, eles teriam sido todos devorados.

A fábula dos Três Porquinhos também pode ser interpretada como uma história sobre a importância da preparação. O terceiro porquinho é preparado para o lobo. Ele constrói sua casa com tijolos, que sendo um material forte teve a particularidade de resistir ao vento. Ele também coloca uma panela de água fervente na chaminé, que é uma arma que ele pode usar para se defender contra o lobo. Os outros dois porquinhos não estavam preparados para o lobo. Eles construíram suas casas com materiais fracos e não tiveram nenhuma arma para se defenderem. Como resultado, eles seriam comidos pelo lobo.

A situação política atual no Brasil pode ser comparada à fábula dos Três Porquinhos. O primeiro porquinho representa os políticos que são inconsequentes, não trabalham arduamente e com responsabilidade suficiente para, além de construir um país forte, construa um país onde as distâncias sociais sejam paulatinamente estreitadas. O segundo porquinho representa os políticos que são de certa forma desprovidos de honestidade e usam o poder para o enriquecimento próprio e para aqueles que o rodeiam. O terceiro porquinho representa os políticos que são trabalhadores, que procuram ser visionários, providos de caridade, humanitários e persistentes em sua luta para construir um país socialmente mais justo para todos, onde a cidadania seja um legado de todos.

O lobo mau representa as forças do mal que estão tentando desestabilizar e  destruir o Brasil. Essas forças incluem a corrupção, a pobreza, a violência e a desigualdade, dentre tantas outras formas de agressão a nossa gente. Os três porquinhos representam o povo brasileiro que está tentando encontrar um caminho de luz contra essas forças para  a construção de um país mais justo e que, também  seja mais respeitado fora de nossas fronteiras.

Dr. Gustavo Antonio Cassiolato Faggion

Infectologista / Médico do Trabalho - CRM 76.810