Notícia

  • Home
  • Escola Maria Joaquina de Arruda promove a Semana da Consciência Negra
Escola Maria Joaquina de Arruda promove a Semana da Consciência Negra
Jornal Tribuna de Leme | 30/11/2023

Escola Maria Joaquina de Arruda promove a Semana da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra existe desde 2003. A data foi instituída em homenagem ao dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695. O quilombola representa a luta contra a escravidão no período colonial. A data é dedicada à reflexão e valorização da cultura e história do negro na sociedade brasileira.

O Dia da Consciência Negra foi comemorado dia 20 de novembro, porém, os alunos protagonistas do Ensino Médio Integral em conjunto com os professores desenvolveram diversas atividades, refletindo aspectos expressivos relacionados à cultura Afro.

“Nesta quinta-feira, 23 de novembro, tivemos a satisfação de receber a Comissão da Igualdade Racial da OAB Leme, representados na ocasião pela presidente, Dra. Mayara Fernanda Tavares Campos, sua vice, Dra. Luana Soares Marin e, pela secretária geral, Dra. Adriana Damas, além do Dr. Benito Caccia Rosalem - presidente da 72ª Subseção da OAB-Leme. Durante mais de uma hora, os membros da Comissão abordaram temas sensíveis ligados à desigualdade racial no Brasil e as oportunidades no mercado de trabalho”, enfatizou o Professor, Luiz Corrêa.

Após a palestra, os alunos de todas as séries participaram do jogo Tsoro Yematatu de origem africana, mais especificamente do Zimbabue, onde cada sala de aula recebeu dez jogos para que as duplas pudessem disputar as partidas, cujo objetivo é alinhar três peças.

No período da tarde do dia 23, os alunos estiveram presentes no Centro Integrado Educacional Kamal Taufic Nacif, para fechar o dia com a apresentação de poemas, Slam, dança e desfile de moda, visando o empoderamento dos alunos e alunas de nossa escola.

Na sexta, dia 24, fecharam a semana da Consciência Negra com uma sessão de cinema exclusiva para os alunos da Escola Maria Joaquina de Arruda com a exibição do filme: “Pantera Negra: Wakanda para sempre!”

O objetivo da Equipe da área de humanas foi valorizar a cultura afro, mas, principalmente, pautar a sociedade sobre a conscientização, já que o assunto deve ser dialogado de forma contínua.

Parabéns aos professores envolvidos na organização do evento, professoras Mariana Cristina Soares Pereira de Carvalho, Renata Galvani Braga e Ceila Raquel Braghim Beltram (Educação Física), professor Luiz Corrêa e ao excelente trabalho desenvolvido pelos alunos.