Notícia

  • Home
  • EPIDEMIA DE DENGUE PREOCUPA MUNICÍPIOS EM TODO O BRASIL
EPIDEMIA DE DENGUE PREOCUPA MUNICÍPIOS EM TODO O BRASIL
Jornal Tribuna de Leme | 11/02/2024

EPIDEMIA DE DENGUE PREOCUPA MUNICÍPIOS EM TODO O BRASIL

Vários estados e municípios têm decretado situação de emergência por causa do risco de epidemia por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor das enfermidades como dengue, zika e Chikungunya, além da febre amarela.

Até a última terça-feira, 06 de fevereiro, o Brasil registrou 36 mortes pela doença, um aumento de 140% nos últimos 7 dias e toda a atenção dos gestores de saúde está voltada para ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor.

Em São Paulo, até 06 de fevereiro, foram anunciadas 4 mortes no estado e mais de 29 mil casos confirmados da doença. Embora o número de casos tenha aumentado em 60% em relação a 2023, o número de óbitos, até o momento registra queda de 80% no estado.

Em Leme, o Núcleo de Controle de Zoonoses vem realizando um trabalho anual e incessante para controlar a transmissão de doenças por arboviroses. Além do trabalho diário de visitação casa a casa e o levantamento do índice de densidade larvária em todo o município, a fim de detectar focos de dengue, os profissionais da Zoonoses têm fornecido diversas informações necessárias em conjunto com outras secretarias e setores, a fim de propagar boas práticas para controlar os criadouros do mosquito transmissor nas residências, onde se encontram os principais focos do mosquito transmissor.

Em Leme, até 05 de fevereiro, já foram contabilizados 47 casos positivos, em um total de 88 casos notificados, onde 22 casos foram descartados e 19 ainda aguardam resultados de exames.

A Prefeitura de Leme está adotando ações para combater a doença no âmbito municipal, envolvendo um trabalho conjunto entre secretarias, incluindo a nebulização costal das residências em algumas áreas de maior risco.

A população deve contribuir e realizar a sua parte para combater focos que podem se tornar criadouros do mosquito, como ficar sempre atendo aos recipientes que acumulem água, materiais inservíveis (móveis velhos, entulhos) e recicláveis, pois são potenciais locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor de dengue. Além disso, a recomendação para o uso de repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente em áreas onde há maior incidência do mosquito.

Sintomas:

É importante reconhecer os sinais da dengue para um diagnóstico precoce. Os sintomas comuns incluem febre alta, dores musculares intensas, dor atrás dos olhos, mudanças na cor, textura, aparência ou lesões visíveis da pele e, em casos graves, hemorragias.

Caso alguém apresentar esses sintomas, é de extrema importância procurar atendimento médico imediatamente após a manifestação desses sintomas, e também explicar detalhadamente ao médico.

Tratamento

O tratamento da dengue visa aliviar os sintomas e prevenir complicações. Importante ressaltar que, todo tratamento deve ser passado por um médico.

São algumas medidas terapêuticas

Hidratação Adequada: A ingestão de líquidos é fundamental para evitar a desidratação, especialmente em casos de febre elevada.

Monitoramento Médico: A supervisão médica é importantíssima para avaliar a progressão da doença e receitar medicações apropriadas.

Repouso Adequado: Repouso para auxiliar na recuperação e evitar complicações.

 A população deve fazer a sua parte, porém, a Prefeitura deve intensificar a limpeza pública, haja vista as diversas reclamações de pontos irregulares de descarte, bem como mato alto, falta de limpeza em alguns pontos públicos, o que pode contribuir para criadouros do mosquito transmissor.

Vamos todos juntos contra a dengue... Dengue mata!