Notícia

  • Home
  • Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir - Hepatite D e E
Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir - Hepatite D e E
Jornal Tribuna de Leme | 06/08/2022

Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir - Hepatite D e E

Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir!

Dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Essa doença é um problema sério de saúde pública e pode se manifestar de diversas formas na população. Saber como se proteger, como identificar os sintomas e quando buscar tratamento é fundamental.

Hepatite D

- Transmissão: A hepatite D também se assemelha à de tipo B. Além disso, essa infecção parte da associação do Vírus da Hepatite D (VHD) com o Vírus da Hepatite B (VHB), podendo haver contaminação simultânea ou não. Por isso, as formas de transmissão são as mesmas.

- Sintomas: Seus sintomas também são silenciosos, mas, caso surjam, são da mesma maneira que os da hepatite B: febre, cansaço, náuseas, dores no corpo, variação das cores das fezes e da urina, icterícia, entre outros.

- Tratamento: O tratamento também envolve uma medicação adequada, na qual o médico responsável será capaz de orientar. Além disso, recomenda-se o repouso, suspensão do consumo de bebidas alcoólicas e alimentação balanceada.

- Prevenção: Para se prevenir da hepatite D, é necessário tomar todas as providências para não ter contato com objetos contaminados ou com pessoas com suspeita de infecção. Além disso, adotar medidas de proteção (vacina contra o vírus VHB, uso de preservativos durante as relações sexuais, evitar compartilhar objetos pessoais, pré-natal para mulheres gestantes, entre outros) é fundamental.

 

Hepatite E

- Transmissão: A hepatite E é rara no Brasil, sendo mais comum em países dos continentes africano e asiático. A sua transmissão ocorre de maneira semelhante à de tipo A, ou seja, por meio fecal-oral.

- Sintomas: Os sintomas, quando surgem, podem se manifestar entre 15 e 60 dias após a contaminação. Os principais sinais são febre, dores no corpo, fadiga, enjoos, icterícia e mudança na cor da urina (escurecimento) e das fezes (clareamento).

- Tratamento: Essa hepatite viral também não tem um tratamento específico. Por isso, é recomendada a suspensão do uso de bebidas alcoólicas, dieta com poucos alimentos gordurosos e repouso.

- Prevenção: Para se prevenir nada melhor que saneamento básico adequado, tratamento de esgoto e de água. Além disso, adotar hábitos de higiene, lavando as mãos sempre após ir ao banheiro, durante a preparação de refeições e ao chegar em casa é fundamental.

Como visto, as hepatites virais, apesar de se manifestarem de maneira discreta, podem trazer sérias consequências de saúde. Por isso, não deixe de realizar os exames de rotina para que seja possível identificar essa doença ainda em seu estágio inicial e receber o tratamento adequado.

Colaboração da Dra. Rosa Ragneri - Vitalabor Laboratório - 3571-5503