Notícia

  • Home
  • Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir
Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir
Jornal Tribuna de Leme | 23/07/2022

Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir

Entenda o que são as hepatites virais e como se prevenir!

Dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Essa doença é um problema sério de saúde pública e pode se manifestar de diversas formas na população. Saber como se proteger, como identificar os sintomas e quando buscar tratamento é fundamental.

Hepatite B

- Transmissão: A hepatite B, provocada pelo vírus HBV, é transmitida por meio de fluidos corporais (sangue, secreções, entre outros). Desse modo, indivíduos que compartilham objetos de uso pessoal infectados, têm relações sexuais sem proteção com pessoas contaminadas, estiveram em contato com objetos perfurantes com a presença do agente causador, entre outras situações, estão suscetíveis à doença.

A hepatite B também pode ser passada de mãe para filho durante a gestação, caso a mãe esteja contaminada.

Sintomas

Os sintomas costumam se manifestar após 6 meses de infecção e, majoritariamente, em pessoas acima de 5 anos — crianças mais novas podem apresentar sinais da doença, embora seja mais raro.

Dentre os indícios da infecção, podemos citar a icterícia (amarelamento da pele e da esclera — parte branca do olho), febre, enjoo, urina escura, fezes claras, dores no corpo, entre outros.

Tratamento

A hepatite B pode surgir de maneira aguda, durando pouco tempo, ou crônica, quando ultrapassa os seis meses. Como tratamento, o médico responsável indicará os medicamentos adequados para evitar a complicação do quadro, como a cirrose. Além disso, a orientação é que o consumo de álcool e de demais substâncias seja suspenso.

Prevenção

Os métodos mais eficientes de prevenção são o uso de preservativos durante as relações sexuais, evitar o compartilhamento de itens de uso pessoal (escova de dentes, alicate de unha, lâmina de barbear, entre outros), assim como se certificar de que os objetos perfurantes estão esterilizados em locais como estúdios de tatuagem, tratamento de acupuntura e outros.

         A hepatite B também tem uma vacina disponível no SUS. Ela é indicada para pessoas que estão vulneráveis ao contato com o vírus (imunodeficientes, portadores de DSTs, usuários de drogas, profissionais da saúde, gestante, entre outros. Também é recomendado que se tenha menos de 50 anos para tomar as doses.

Na próxima semana falaremos sobre a HEPATITE C

Colaboração da Dra. Rosa Ragneri – Laboratório VITALABOR – 3571-5503