Notícia

  • Home
  • ELEIÇÕES MUNICIPAIS CONFIRMADÍSSIMAS PARA DIA 11 DE DEZEMBRO
ELEIÇÕES MUNICIPAIS CONFIRMADÍSSIMAS PARA DIA 11 DE DEZEMBRO
Jornal Tribuna de Leme | 22/11/2022

ELEIÇÕES MUNICIPAIS CONFIRMADÍSSIMAS PARA DIA 11 DE DEZEMBRO

ELEIÇÕES MUNICIPAIS CONFIRMADÍSSIMAS MESMO APÓS PAULINHO VALLENÇA ABANDONAR SEUS ELEITORES E DESISTIR DA CANDIDATURA

Após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo marcar as eleições suplementares para o próximo dia 11 de dezembro, o clima eleitoral tomou conta da cidade nas últimas semanas e a expectativa era por conta dos candidatos que concorreriam aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito de Leme até 2024.

A surpresa veio na última quinta-feira, 10 de novembro, com a renúncia de Paulinho Vallença, abandonando os 15.646 eleitores que votaram e acreditaram em suas propostas em 2020 e abrindo caminho para uma eleição com candidatura única, com Claudemir Borges e Chico da Farmácia, formando a dobradinha que concorrerá ao executivo lemense.

Paulinho Vallença havia protocolado o registro de sua candidatura no mesmo dia, tendo como candidata a vice-prefeita Márcia Lentz, porém, no mesmo dia, protocolou a renúncia, abdicando de concorrer ao cargo.

Leme terá candidatura única para as eleições municipais suplementares que ocorrerão no próximo dia 11 de dezembro e o Jornal Tribuna de Leme foi até o Cartório Eleitoral para saber como será o processo e melhor informar a população, onde conversamos com Fabrício Rodrigues Gonçalves, responsável pelo Cartório Eleitoral de Leme.

JORNAL: Como fica a situação das eleições suplementares com candidatura única?

FABRÍCIO: Teremos eleições normalmente, que acontecerá no dia 11 de dezembro. A urna será preparada como em qualquer eleição, com a peculiaridade de apenas um candidato.

JORNAL: Mesmo com apenas um candidato o eleitor deverá comparecer para o voto?

FABRÍCIO: Sim, e neste cenário o eleitor terá a opção de votar nesse candidato, em branco ou nulo.

JORNAL: Como fica a questão da votação, existe algum mínimo necessário para declará-lo vencedor?

FABRÍCIO: Basta receber apenas um voto e estará eleito. Não há previsão legal para que não ocorra a eleição em caso de chapa única, portanto, as eleições serão realizadas normalmente e a população deve exercer o direito de escolher seus representantes.