Notícia

  • Home
  • DR. DAVID PEDRÃO PROPÕE AÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
DR. DAVID PEDRÃO PROPÕE AÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Jornal Tribuna de Leme | 30/03/2025

DR. DAVID PEDRÃO PROPÕE AÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O mês de março é considerado o mês da mulher, em virtude do dia 8 de março ser o Dia Internacional da Mulher. Durante o mês, o vereador Dr. David Pedrão apresentou indicações e propostas para o enfrentamento da violência contra a mulher, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas municipais em defesa das mulheres vítimas de violência.

O vereador, por meio da indicação nº 359/2025, apresentou o anteprojeto de lei que institui a criação da Sala Lilás no município. A Sala Lilás visa acolher as mulheres vítimas de violência garantindo um espaço seguro e adequado para o atendimento privativo, humanizado, com atendimento médico, psicológico e social. É uma iniciativa do SUS, portanto, será vinculado a Secretaria Municipal de Saúde e visa fortalecer o trabalho realizado pelo CRM - Centro de Referência da Mulher, porém, com um braço de atenção ofertado pelo SUS.

“Nós já temos em Leme o CRM que realiza um grande suporte às mulheres vítimas de violência, porém, é preciso ampliar e ter um local com atendimento 24 horas por dia, 7 dias na semana, prestando todo o acolhimento, com profissional multidisciplinar e especializado no atendimento a essa demanda. Nosso objetivo é unir forças e buscar soluções que garantam não apenas o acolhimento das mulheres, mas todo o suporte necessário para que ela seja reinserida socialmente,com seus direitos garantidos e com toda a segurança e preservação da vida”, afirmou o vereador Dr. David Pedrão.

Além disso, na sessão da Câmara de 24 de março, o edil, por meio da indicação nº 477/2025, propôs a criação de uma casa de abrigo emergencial para atendimento e acolhimento as mulheres vítimas e violência no âmbito municipal. O objetivo é que o município possa ofertar um espaço seguro onde as mulheres em situação de violência possam se refugiar temporariamente, com todo o apoio e infraestrutura necessária para garantir o acolhimento e a recuperação emocional e que garanta a segurança e proteção necessárias.

“Hoje, uma mulher vítima de violência ela acaba não tendo um local para se refugiar, ou seja, ela sofre uma agressão no final de semana, por exemplo, seja física ou psicológica, ela registra um boletim de ocorrência, porém, não terá a devida assistência e, muitas vezes, ela terá que voltar para o ambiente em que sofreu a agressão, o que acaba a colocando em risco de nova agressão e até mesmo atentado contra a sua vida. Essa casa, com abrigo emergencial, vai permitir que as mulheres tenham um local com toda a infraestrutura, com segurança, apoio jurídico, psicológico e as forças de segurança para que ela possa passar a noite, alguns dias, até se restabelecer e ser reinserida na sociedade. Isso, vai permitir maior segurança e dar mais apoio para denunciar os casos de violência e diminuir os indicadores contra as nossas mulheres, pois, muitas deixam de denunciar por medo ou por não ter o suporte necessário que garanta a sua segurança e preservação da vida e, é exatamente o que estamos propondo e esperamos que o Poder Executivo, por meio de suas secretarias responsáveis, possam contribuir para diminuir os casos de violência contra as mulheres em nosso município”, complementou o vereador.

As duas indicações foram aprovadas pela Câmara de Vereadores e enviadas ao prefeito municipal para as devidas providências e espera-se que tais demandas sejam atendidas de forma rápida, afinal, é um benefício para a população e em especial às mulheres vítimas de violência.