Notícia

  • Home
  • DR. DAVID PEDRÃO CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL TRIBUNA DE LEME
DR. DAVID PEDRÃO CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL TRIBUNA DE LEME
Jornal Tribuna de Leme | 11/08/2023

DR. DAVID PEDRÃO CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL TRIBUNA DE LEME

DR. DAVID PEDRÃO CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL TRIBUNA DE LEME

O Jornal Tribuna de Leme entrevistou o médico ortopedista, Dr. David Pedrão, que falou um pouco sobre sua carreira na medicina, deu dicas importantes à população e abordou um dos temas comentados pela cidade sobre sua possível candidatura política nas eleições municipais em 2024, confira.

JORNAL: DR. DAVID PEDRÃO, A POPULAÇÃO QUER SABER QUEM É E O QUE FAZ ESSE JOVEM MÉDICO EM LEME?

DR. DAVID: David Pedrão é um jovem médico, nascido em Ribeirão Preto, mas que veio para Leme aos três meses de idade e aqui construiu sua vida. Sou formado em Ortopedia e Traumatologia, membro titular da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - membro titular da SBQ - Sociedade Brasileira de Quadril, chefe do Serviço de Ortopedia e, atualmente diretor clínico da Santa Casa de Leme. Sou uma pessoa comum, que tem sonhos e objetivos como todos os cidadãos e não meço esforço para realizá-los.

JORNAL: VOCÊ ESCOLHEU ESSA ÁREA DA MEDICINA POR INFLUÊNCIA DO SEU PAI, DR. DOMINGOS?

DR. DAVID: Minha família respira a medicina graças à formação do meu pai, Dr. Domingos, acredito que uma grande parcela da população já ouviu, ao menos, falar sobre ele. Eu cresci vendo meu pai cuidando das pessoas e todo esse carinho e amor dedicado a cuidar do próximo me fez ser mais um apaixonado pela medicina e, claro que seria a Ortopedia e a Traumatologia, para seguir os passos da minha grande referência que é o meu pai.

JORNAL: MESMO JOVEM VOCÊ CONSEGUIU UM PROTAGONISMO PRECOCE NA ORTOPEDIA, NÃO APENAS EM LEME, MAS EM TODA A REGIÃO. O QUE VOCÊ ACREDITA SER O CAMINHO PARA ESSE SUCESSO?

DR. DAVID: Veja bem, sou uma pessoa que quando me proponho a fazer algo, quero fazer bem-feito! A medicina é minha vida, é minha profissão e é a maneira que encontrei de ajudar as pessoas, amenizando o sofrimento, a dor e tentando levar um pouco de conforto e dignidade aos meus pacientes. Além disso, sou uma pessoa que gosta de estudar, de se atualizar e buscar novos métodos para atender, cada vez melhor, meus pacientes. Sempre estou participando de simpósios, encontros, fazendo novos cursos e descobrindo novas técnicas e métodos na minha área médica, a fim de estar preparado para cada tipo de situação que encontre, seja no meu consultório, na rede pública ou nos hospitais.

JORNAL: DAVID, VOCÊ JÁ PASSOU POR DIVERSOS HOSPITAIS. O QUE VOCÊ PODE FALAR SOBRE A SANTA CASA DE LEME?

DR. DAVID: Quem olha a Santa Casa de Leme por fora não imagina o que foi feito em nosso único hospital desde 2017, quando o Wagão assumiu a prefeitura e começou a fazer uma verdadeira transformação na Santa Casa. Conheço muitos hospitais, seja particular ou público e, posso afirmar que Leme hoje é referência por todo o investimento realizado, com reformas, ampliações de leitos, novos mobiliários, novos equipamentos e aparelhos médicos, enfim, enquanto vemos as Santas Casas vizinhas passando por momentos complicados, Leme se destaca pois fez a lição de casa e investiu onde é preciso, na saúde, para cuidar da sua população, principalmente aqueles que mais precisam da saúde pública.

JORNAL: VOCÊ ACREDITA QUE ESSE SALTO NA SAÚDE E NO DESENVOLVIMENTO DE LEME FOI GRAÇAS AS GESTÕES DO WAGÃO?

DR. DAVID: Eu tenho convicção que sim! Leme é outra cidade após as gestões do Wagão. Leme era considerada o quintal das vizinhas cidades e, hoje vemos o contrário, vemos uma cidade pujante, crescendo, se desenvolvendo e que investe nas políticas públicas essenciais. Costumo dizer aos meus pacientes de outras cidades, que o Wagão é o pai da saúde em Leme, que graças aos investimentos em saúde pública feitos por ele, temos uma Rede Municipal eficiente, muito melhor que a maioria dos planos de saúde na região.

JORNAL: POR FALAR EM SAÚDE, É COMUM VERMOS PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM OSTEOPOROSE, COMO VOCÊ VÊ ESSA SITUAÇÃO?

DR. DAVID: A osteoporose é definida como uma doença do esqueleto, caracterizada pelo comprometimento da resistência e da qualidade óssea, que predispõe a um aumento do risco de fraturas por trauma leve. As fraturas do quadril são as mais graves e ocorrem nas fases mais tardias da doença. É uma ocorrência importante, que merece atenção especial dos programas de saúde pública e das entidades médicas. Temos visto que, à medida que a expectativa de vida aumenta, há o envelhecimento populacional e a incidência de osteoporose e suas consequências, que são as fraturas, têm aumentado progressivamente, atacando, principalmente os idosos, pacientes com doenças osteometabólicas e distúrbios hormonais.

JORNAL: DR. DAVID, COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA OSTEOPOROSE?

DR. DAVID: A osteoporose, em seu início de instalação, é chamada de “ladrão silencioso”, pois não há sintomas de dor. A dor se inicia quando ocorrem microfraturas, que alteram a resistências das vértebras. A principal manifestação clínica da osteoporose é a fratura por trauma moderado. As fraturas vertebrais são as causas mais comuns de dor, provocando cifose dorsal e perda da altura, com deformidades de grande repercussão estética e funcional.

O diagnóstico da osteoporose é feito através da densitometria óssea, que é a ferramenta “padrão-ouro” para diagnosticar a doença, sendo um exame auxiliar da avaliação clínica objetiva do paciente. Tem como indicações mulheres em pós-menopausa ou acima de 50 anos de idade, homens acima de 60 anos de idade, presença de fatores de riscos importantes, como desnutrição, amenorréia prolongada em mulheres jovens, distúrbios das paratireoides, uso prolongado de corticóides, monitorização do tratamento de osteopenia/osteoporose.

JORNAL: COMO É FEITO O TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE?

DR. DAVID: É um tratamento multidisciplinar e envolve vários aspectos, como, o diagnóstico adequado, o perfil do paciente e, o tratamento pode ser clínico, medicamentoso ou combinando os dois. É importante que na população idosa haja um esforço do paciente, dos familiares e dos médicos na prevenção de quedas, a fim de evitar fraturas e lesões, que podem complicar a situação clínica do paciente. Algumas medidas simples são uteis, tais como: iluminar o caminho ao banheiro, usar pisos com antiderrapante, abolir tapetes soltos, manter uma lanterna na cabeceira da cama para eventual falta de luz são medidas que ajudam na prevenção de quedas.

JORNAL: DR. DAVID, VIMOS QUE RECENTEMENTE VOCÊ SE FILIOU AO PARTIDO DO WAGÃO, QUE É O PSD, POR QUÊ?

DR. DAVID: Eu gosto de pessoas, de estar próximo das pessoas. A atuação como médico me dá uma grande bagagem para olhar criteriosamente as demandas da saúde pública e, por vocação em querer ajudar as pessoas, me sinto preparado para desenvolver atividades sociais que ajudem a atender melhor a população, a colaborar com ideias, projetos e formulação de políticas públicas que possam transformar a vida das pessoas para melhor. Leme acolheu tão bem minha família que sinto o dever de retribuir de alguma forma e, apenas o atendimento médico vejo que não é o suficiente e o único caminho pelo qual podemos ampliar as ações de ajuda ao povo é a política. Venho para somar forças e contribuir para o bem-estar da população lemense.

JORNAL: DR. DAVID HÁ MUITOS COMENTÁRIOS QUE VOCÊ É UM DOS POSSÍVEIS CANDIDATOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO MUNICIPAL, COMO VOCÊ ENXERGA ESSA SITUAÇÃO?

DR. DAVID: Olha, fico imensamente feliz em ver uma boa aceitação ao meu nome e tenho recebido diversas perguntas a respeito desse assunto. Mas, meu posicionamento hoje é de estar à disposição do meu partido, o PSD e do Wagão para contribuir com propostas, ideias e ações que permitam ampliar as discussões sobre as demandas da população e, com isso fazermos um grande projeto de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura urbana e geração de emprego e renda, que será capaz de mudar a vida da população para melhor. Então, meu pensamento é esse, de contribuir com o partido e com o Wagão, vindo para somar e colaborar com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar do cidadão lemense. Estou pronto e preparado para a necessidade do partido e do Wagão.

JORNAL: DR. DAVID AGRADEÇO A SUA DISPONIBILIDADE EM FALAR CONOSCO E LEVAR UM POUCO DESSE CONHECIMENTO À POPULAÇÃO LEMENSE. NOSSO MUITO OBRIGADO E UM ATÉ BREVE!

DR. DAVID: Eu agradeço a oportunidade e o espaço aberto. É sempre um privilégio compartilhar informações e ideias que possam ajudar a população de alguma maneira. Quero aproveitar e agradecer ao carinho de todos os cidadãos, e quero desejar um Dia dos Pais magnífico para todos os papais lemenses e, em especial, ao meu pai, Dr. Domingos, essa figura que é o alicerce da nossa família. Que todos os papais sejam abençoados, com muita saúde, muita felicidade e que continuem sendo a inspiração para seus filhos. Um grande abraço a todos os lemenses e que Deus proteja e abençoe cada um!