Notícia

  • Home
  • DIA DO MEIO AMBIENTE: ANHANGUERA LEME EM PARCERIA COM A SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE PROMOVEM PLANTIO DE MATA CILIAR
DIA DO MEIO AMBIENTE: ANHANGUERA LEME EM PARCERIA COM A SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE PROMOVEM PLANTIO DE MATA CILIAR
Jornal Tribuna de Leme | 03/06/2024

DIA DO MEIO AMBIENTE: ANHANGUERA LEME EM PARCERIA COM A SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE PROMOVEM PLANTIO DE MATA CILIAR

Em celebração ao Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente em 5 de junho, a Faculdade Anhanguera Leme, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizará no dia 8 de junho, a partir das 13h, uma ação para reflorestamento de áreas de Matas Ciliares.

A ação será conduzida por alunos e professores do curso de Agronomia e tem como objetivo o plantio de mudas florestais, doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na fazenda escola da instituição e em pontos estratégicos da cidade.

Ronaldo Tavares, coordenador do curso de Agronomia da Anhanguera Leme, destaca que o plantio não visa apenas aumentar a biodiversidade local. “Essa ação contribuirá significativamente para a ampliação das áreas florestadas na região, trazendo benefícios ecológicos duradouros. À medida que as mudas atingirem a fase adulta, elas enriquecerão a biodiversidade, proporcionarão conforto térmico e criarão um ambiente mais sustentável”.

O desmatamento é uma das maiores ameaças ao meio ambiente, responsável por cerca de 15% das emissões globais de gases de efeito estufa. No Brasil, mais de 11 mil quilômetros quadrados de floresta amazônica são desmatados anualmente, o que representa uma área maior que a cidade de Nova York. “Essas ações de plantio são essenciais para combater esses efeitos devastadores, restaurando ecossistemas e promovendo a biodiversidade. A iniciativa da instituição ajudará também a transformar a comunidade onde estamos inseridos, gerando um impacto positivo na sociedade”, complementa o professor.

Além de aumentar a cobertura florestal, a iniciativa traz diversos benefícios para a comunidade local. As árvores plantadas proporcionarão sombra e conforto térmico, contribuindo para a qualidade de vida dos moradores e usuários do lago da fazenda escola, que abriga diversas espécies de peixes. Essa ação também promove a educação ambiental entre os alunos, que acompanham o processo de planejamento, plantio e manutenção das áreas reflorestadas, desenvolvendo habilidades práticas e uma compreensão profunda das interações ecológicas.

Fonte: E-mail: [email protected]