Notícia

  • Home
  • Dia de Reis - 06 de janeiro de 2024
Dia de Reis - 06 de janeiro de 2024
Jornal Tribuna de Leme | 06/01/2024

Dia de Reis - 06 de janeiro de 2024

Após as festas de fim de ano, segundo a tradição cristã, a retirada da árvore de natal deve ser em 6 de janeiro, 12 dias após o Natal. A data é importante para a religião católica, que comemora o Dia de Reis — marcado pelos três reis-magos: Baltazar, Gaspar e Melchior que visitaram Jesus Cristo e levaram presentes: ouro, incenso e mirra. Cada presente tinha um significado: o ouro reconhecia Jesus como rei; o incenso fazia referência a sua divindade; a mirra, que era usada como um remédio, representava as características humanas de Jesus.

Conforme narra a Bíblia, os três Reis teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma estrela que os guiou, desde o Oriente até Belém. Essa estrela ficaria conhecida como a "Estrela de Belém".

Ao contrário do que muitos pensam, os reis não viajaram juntos. Belchior teria começado o seu percurso na Europa, Gaspar, na Ásia, e Baltazar, na África.

Tradicionalmente é no Dia de Reis que se encerram as celebrações do Natal. É por isso que nesse dia, a árvore, o presépio e os restantes enfeites natalinos são guardados para o próximo ano.

No Brasil, as festividades para o Dia de Reis são bastante fortes em algumas regiões, devido à influência da cultura portuguesa nessas localidades.

Em algumas cidades, as bandas de música vão cantando de casa em casa em honra do Menino-Deus. Existem também a "Folia de reis" ou "Reisado", que são desfiles mais elaborados com música, liderados por um estandarte, e com um participante que representa o diabo. Este surge para fazer piadas e nunca aparece quando a imagem de Jesus está presente.

Igualmente, há pessoas que comem romãs e guardam seus caroços na carteira a fim de atrair prosperidade ao longo do ano.

Qual a ligação entre a romã e o Dia de Reis? Para os mais supersticiosos, a grande quantidade de sumo e de sementes representa fartura. E já que a ideia é ter dinheiro no bolso, reza a lenda que uma das garantias de fortuna garantida é guardar três das sementes da romã na carteira e deixa-las lá por todo o ano.