Notícia

  • Home
  • DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: 8.407 NOVAS EMPRESAS ABERTAS EM LEME NOS ÚLTIMOS 7 ANOS
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: 8.407 NOVAS EMPRESAS ABERTAS EM LEME NOS ÚLTIMOS 7 ANOS
Jornal Tribuna de Leme | 03/03/2024

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: 8.407 NOVAS EMPRESAS ABERTAS EM LEME NOS ÚLTIMOS 7 ANOS

Nos últimos anos Leme tem se consolidado como uma das cidades que mais se desenvolveu na região e os números comprovam que Leme, desde 2017 quando Wagão retornou à frente do executivo municipal e colocou em prática um amplo plano de governo desenvolvimentista, que previa obras de infraestrutura urbana, educacional, de saúde, de saneamento básico e ampliação do distrito industrial para atração de novas empresas e geração de emprego e renda.

Comparado com as vizinhas cidades, Leme tem se destacado na geração de empregos, sendo uma das cidades que mais geraram emprego nos últimos 7 anos.

A frente da Secretaria de Indústria e Comércio, Alex de Oliveira, foi o homem de confiança do Wagão para comandar as ações estratégicas de desenvolvimento econômico e industrial, e tem dado continuidade na gestão Claudemir Borges.

De 2017 a 2023, foram 8.407 novas empresas abertas no município, um crescimento de 152% no número de novos CNPJs em Leme. O que mais cresceu foi o número de MEIs – Microempresários Individuais, que somam 5.763 novas empresas no período, o que elevou a arrecadação de ISSQN no município em mais de R$ 5,7 milhões, contribuindo para que o município ampliasse seu poder de investimento em novas obras e melhorias em diversas áreas essenciais para atender o cidadão lemense.

“Desde 2017 a Secretaria de Indústria e Comércio tem focado em ações para alavancar o desenvolvimento econômico de Leme, com missões empresariais que buscam fortalecer a indústria, o comércio e a inovação de novos modelos de negócios, a fim de fortalecermos a geração de emprego e renda no município. Implementamos o Sistema Via Rápida Empresa para facilitar o processo de abertura de novas empresas, ampliamos o atendimento da Sala do Empreendedor, como mecanismo de ajuda para a formalização do MEI, com oferta de cursos e todo o auxílio necessário para os empreendedores, fizemos reuniões, em parceria com a Acil e o Codel, com grupos de empresários alemães, chineses e coreanos, além de atuar para melhoria em nosso distrito industrial, com a retomada de terrenos subsidiados pelo Proinde que se encontravam parados e licitação para que empresas lemenses pudessem ampliar sua planta fabril e gerar novos empregos e a vinda de novas indústrias para o município, sem contar as inúmeras ações diárias realizadas por toda a equipe da Secretaria”, afirmou Alex de Oliveira.

Leme possui a menor taxa de inadimplência do MEI na região com apenas 36,32%, seguido por Pirassununga com 39,75% e Araras é a cidade que mais tem inadimplência nessa modalidade com 41,34%.

As ações realizadas pela Secretaria de Indústria e Comércio juntamente com a Secretaria de Empregos e Relações do Trabalho possibilitaram a criação de 4.013 novas vagas de emprego de janeiro de 2017 a dezembro de 2023. Segundo os dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Leme foi a cidade da região que mais gerou empregos de janeiro de 2017 a dezembro de 2023, seguida por Araras com 3.103 novos postos de trabalho e Pirassununga com 2.275 novas vagas.

“Assumimos o município em janeiro de 2017 totalmente desacreditado, com sérios problemas de infraestrutura e um verdadeiro caos administrativo, em especial na área da saúde, com os problemas que enfrentamos na nossa Santa Casa. Sabíamos que teríamos que fazer um governo de gestão, com austeridade fiscal e com investimentos a curto, médio e longo prazo e hoje, graças a esse plano de governo que fizemos, conseguimos colocar Leme entre as principais cidades do estado, mostrando sua relevância para todos. Muito, ainda, precisa ser feito, mas Leme se consolida cada vez mais na região e os números mostram o tamanho do seu desenvolvimento nos últimos anos, seja no número de empresas, de arrecadação, de obras e investimentos e, principalmente na geração de emprego. Agradeço o empenho do Alex de Oliveira e todos os secretários e atores desse grupo político que se empenha em fazer sempre o que há de melhor para Leme e o nosso povo”, afirmou o sempre prefeito, Wagão.