Notícia

  • Home
  • Delegacia da Defesa da Mulher online
Delegacia da Defesa da Mulher online
Jornal Tribuna de Leme | 29/04/2022

Delegacia da Defesa da Mulher online

Delegacia da Defesa da Mulher online

 

Informação à população sobre canal on line da Delegacia de Defesa Mulher.

O estado de São Paulo, pioneiro no que se refere a Políticas Publicas voltadas às ações contra violência da mulher, inaugurou recentemente as novas instalações da Delegacia de Defesa da Mulher Online (DDM online).

As novas instalações proporcionam melhores condições do trabalho dos policiais, com espaços maiores e mais adequados às atividades, quanto no aprimoramento do atendimento à população.

Registros online e ações voltadas ao Combate à Violência Contra Mulher

O Estado de São Paulo, por meio Polícia Civil vem ampliando os registros criminais e não criminais que podem ser realizados por meio da Delegacia Eletrônica e da DDM Online.

As vítimas de violência doméstica, desde abril de 2020, quando a DDM Online foi implantada, têm se encorajado a denunciar seus agressores. Com o atendimento 24 horas por dia, desde o início das atividades até março deste ano, houve 57.942 registros pela DDM Online.

O atendimento na especializada é realizado por meio da Delegacia Eletrônica, que acessa qualquer dispositivo conectado à internet (celular, tablet e computador), e as vítimas não precisam dispor de todas as informações pessoais do agressor para concluir a comunicação do crime. No entanto, alguns dados são essenciais para apuração dos fatos, como o grau de parentesco ou relacionamento com o agressor e suas características; local, horário e descrição da ocorrência; bem como sua vontade de solicitar uma medida protetiva e qual delas.

A plataforma também permite o envio de fotos do agressor, de ferimentos causados por ele ou mensagens que ele tenha enviado. Ao final de todas as etapas, a vítima tem acesso ao boletim de ocorrência para, posteriormente, declarar se tudo está de acordo com o informado.

Com tudo finalizado corretamente, a vítima recebe um protocolo de registro e os dados são enviados diretamente a uma central da Polícia Civil paulista, que rapidamente analisa os fatos e adota as providências de polícia judiciária cabíveis. Em alguns casos, uma equipe entra em contato com a vítima para o acolhimento e, em outros, mais urgentes, uma viatura é encaminhada para socorrê-la.

No caso da solicitação de medida protetiva à Justiça, a vantagem do registro eletrônico é a imediata comunicação à DDM física ou Seccional de polícia correspondente, que no caso de Leme é a de Limeira, o que agiliza o processo. Já no caso da capital e da Grande São Paulo, a medida protetiva pode ser solicitada, diretamente, ao Poder Judiciário.

Confira abaixo como acessar o serviço:

Acesse a site: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/  em seguida clique na opção “COMUNICAR OCORRENCIA”. Na página que abrir, procure a opção “VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER”.

Informações adicionais podem ser adquiridas no Centro de Referencia da Mulher, localizada  na Rua Bernardino do Campos, 678 - Centro, ou através do telefone 3573-1816.