SAECIL ORIENTA SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA EM PERÍODO DE INTENSA ESTIAGEM
O município de Leme possui uma grande infraestrutura de saneamento básico, com um sistema de captação e tratamento de água eficiente e uma ampla rede de reservação de água espalhada por diversos pontos da cidade, todavia, o período de intensa estiagem e altas temperaturas deve influenciar para o aumento no consumo de água pela população.
Neste sentido, a Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme alerta para a conscientização no consumo de água, sendo o seu uso racional o principal mecanismo para evitar desperdícios de um recurso natural tão importante.
Pequenas atitudes no dia a dia podem ser tomadas para economizar água, assim, a autarquia orienta a população para que evite lavar carros e calçadas com a mangueira e que não use água corrente para descongelar alimentos, bem como utilize vassoura ou balde para limpar calçadas e quintais e regador para irrigar plantas e jardins.
Outro ponto que merece atenção são os vazamentos – campeões em desperdício de água. Uma torneira gotejando pode desperdiçar mais de 40 litros de água por dia. Em seguida, vem o momento da higiene: o banho tomado de forma mais rápida e consciente pode economizar, em média, 90 litros de água em uma casa, chegando a até 162 litros de economia de água em apartamentos. A terceira maior fonte de gasto de água é o vaso sanitário. A cada 6 segundos de descarga, o consumo é entre 10 e 14 litros de água. Portanto, mantenha sempre a válvula regulada e não utilize o vaso sanitário como lixeira, afinal, lugar de lixo é no lixo.
“A população pode ajudar no combate ao desperdício de água. Estamos enfrentando um grande período sem chuvas, com tempo seco e previsão de altas temperaturas, o que certamente deve aumentar o consumo de água. Por isso, é imprescindível que façamos o uso consciente da água, que, além de ajudar o meio ambiente e preservar os recursos hídricos, a população poderá, com pequenas atitudes para a economia, diminuir também a sua conta de água”, afirmou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.
Veja algumas dicas importantes para o consumo de água e o quanto essas orientações podem economizar de água em cada ação:
TORNEIRA GOTEJANDO – Desperdício de 40 litros por dia
TORNEIRA COM FILETE DE ÁGUA CORRENDO – Desperdício de 130 litros por dia
BANHO DE 5 MINUTOS FECHANDO O REGISTRO AO ENSABOAR (CASA) – Economia de 90 litros
BANHO DE 5 MINUTOS FECHANDO O REGISTRO AO ENSABOAR (APTO.) – Economia de 162 litros
ACIONAR A DESCARGA DESNECESSARIAMENTE – Desperdício de 10 a 14 litros
ESCOVAR OS DENTES COM A TORNEIRA FECHADA (CASA) – Economia de 11,5 litros
ESCOVAR OS DENTES COM A TORNEIRA FECHADA (APTO.) – Economia de 79 litros
LAVAR A LOUÇA COM TORNEIRA FECHADA, ABRINDO-A PARA ENXÁGUE (CASA) – Economia de 97 litros
LAVAR A LOUÇA COM TORNEIRA FECHADA, ABRINDO-A PARA ENXÁGUE (APTO.) – Economia de 223 litros