Notícia

  • Home
  • Com auxílio da tecnologia do CCO, Saecil age rápido para resolver problema no abastecimento de água do Jardim Itamaraty
Com auxílio da tecnologia do CCO, Saecil age rápido para resolver problema no abastecimento de água do Jardim Itamaraty
Jornal Tribuna de Leme | 10/09/2023

Com auxílio da tecnologia do CCO, Saecil age rápido para resolver problema no abastecimento de água do Jardim Itamaraty

Na última semana, técnicos da Saecil observaram, pelo sistema de Telemetria implementado na rede de abastecimento de água e monitorado 24 horas por dia pelo Centro de Controle de Operações e Estações, uma relevante redução na pressão de água na Avenida Visconde de Nova Granada, uma das três entradas de abastecimento de água na microrregião do Jardim Itamaraty.

Por meio dos dados fornecidos pelo sistema tecnológico, servidores da Saecil agiram para minimizar os impactos no fornecimento de água na região. Os técnicos da autarquia começaram a busca pelos registros que apresentavam problema, a fim de consertá-los e resolver o problema.

O primeiro passo realizado foi uma manobra de registro, a fim de garantir que a região fosse abastecida, momentaneamente, por um outro setor, não deixando a população sem água no final de semana e assim encontrar o local exato que apresentava problema e consertá-lo, pois a manobra realizada poderia comprometer o abastecimento de água de outros bairros.

Outra ação realizada foi a substituição do registro na esquina das Avenidas Dr. Mário Covas Júnior e Carlo Bonfanti, porém, o sistema de telemetria ainda acusava problemas no abastecimento de água na região, o que levou os servidores a realizarem a troca de registro na esquina da Avenida Carlo Bonfanti com a Rua Professor Domingos Cambiaghi.

Uma nova intervenção foi realizada, pois o sistema detectou um vazamento de outro registro, desta vez na esquina das Ruas Padre Julião e Newton Prado. Assim, foi realizada a troca do equipamento, uma vez que sua cunha metálica, que serve para controlar a abertura e fechamento do registro, apresentava defeito e estava interrompendo a passagem de água, fato que contribuiu para o comprometimento do pleno abastecimento na região do Jardim Itamaraty.

 

“A Saecil tem investido em tecnologia para melhor controlar os sistemas de abastecimento de água. Hoje, a cidade é dividida em microrregiões de abastecimento de água e sua grande maioria já conta com os equipamentos de telemetria e que são monitorados pelo nosso Centro de Controle de Operações e Estações. A rede de abastecimento conta com os equipamentos denominados dataloggers, que ajudam no controle de informações das microrregiões e medem a eficiência do nosso sistema de abastecimento, como a pressão, a quantidade de água fornecida, quantidade de água consumida pela população, entre outras informações e nos permite monitorar vazamentos, baixa de pressão e até mesmo se há um consumo que esteja fora dos padrões parametrizados, o que pode ser em decorrência de ligações clandestinas e isso auxilia na melhor fiscalização. A informatização dos processos é fundamental para oferecermos um serviço melhor e essa intervenção é uma prova de que funciona e vem para auxiliar cada vez mais a disponibilizarmos um completo e eficiente sistema de saneamento básico à nossa população”, afirmou Maurício Ramos.

Especificamente neste caso, na região do Itamaraty, antes da troca do registro, a pressão da água era em média de 5 a 7,5 mca e hoje, após a intervenção realizada, o sistema de telemetria aponta uma pressão que varia entre 14,2 e 20,6 mca. Toda essa melhora impacta, diretamente na região, principalmente na parte alta do bairro, melhorando o fluxo e pressão de água nas residências e comprova que a tecnologia auxilia na melhoria contínua do sistema de abastecimento de água de Leme.