Notícia

  • Home
  • CAMPANHA REALIZADA PELA SADS DE COMBATE E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
CAMPANHA REALIZADA PELA SADS DE COMBATE E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
Jornal Tribuna de Leme | 01/07/2023

CAMPANHA REALIZADA PELA SADS DE COMBATE E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

As ações relacionadas ao tema, realizadas pela SADS - Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social teve o objetivo de mobilizar a sociedade para a proteção das pessoas com 60 anos de idade ou mais.

A campanha foi e é um convite à população para refletir sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, despertando na sociedade a consciência sobre o problema, principalmente durante a Pandemia, período em que houve um aumento significativo de casos.

O dia 15 de junho é marcado como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela ONU - Organização das Nações Unidas e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. Por este motivo, em alusão a data também foi realizado pedágio informativo em alguns pontos da cidade, com a distribuição de material gráfico orientativo e informativo, com o intuito de combater a prática de violência contra idosos, divulgar os canais de denúncia e informar sobre o trabalho de proteção e acompanhamento disponível na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A negligência ou abandono por familiares ou pelos responsáveis; a violência patrimonial/financeira; a agressão verbal e ameaça; o ambiente familiar violento; a recusa de auxílio, refúgio ou orientação; o espancamento ou a agressão física; a omissão no cuidado com alimentação e higiene; a agressão à autoestima; o convívio com dependentes de substâncias entorpecentes são algumas das principais violações sofridas por idosos.

Qualquer pessoa pode denunciar esses abusos. Denuncie:

• Disque 100 - Disque Direitos Humanos: A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima, disponível 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. O Disque 100, também está disponível pelo WhatsApp. Para receber atendimento ou fazer denúncias, basta o cidadão enviar mensagem para o número: 61 99656.5008.

• SADS – Rua Cel. João Franco Mourão, 295 – Centro.

• Centro de Convivência do Idoso 1 – 3571.9058 – Rua Cel. Antônio Abade, 789 – Jardim Casarão

• Centro de Convivência do Idoso 2 – 3555.2920 – Rua Ernesto Gatto, 448 – Jardim Amália

• Casa Dia do Idoso 1 – 3572.1781 – Avenida José Moreira de Queiroz, 1.535 – Jardim São José

• Casa dia do Idoso 2 – 9999.9999 – Rua Santa Cecília, 381 – Jardim Juana

• Polícia Civil – 197

• Polícia Militar – 190

Confira os dados de Violência contra a Pessoa Idosa – em 2023 em Leme:

- 95 Casos em acompanhamento, sendo:

Vítimas agressões Física e Psicológica: 23

Patrimonial: 15

Vítimas de Negligência e Abandono: 57

De 2020 para 2023 tivemos um aumento de 84,21%, pois em 2022 – 79 casos, 2021 – 21 casos e 2020 – 15 casos.

Motivos desse aumento:

- Divulgação dos canais de denúncia, em rede municipal e nacional

- Maior divulgação da Rede de Proteção a Pessoa Idosa

- Palestras nos locais de Atendimento as Pessoas Idosas

- Atualização Efetiva do Conselho Municipal do Idoso 

Vítimas:

- 70% - São Mulheres

- 30% - São Homens

         “Realizamos diversas palestras, caminhada, pedágio em alguns pontos da cidade orientando a população sobre essa importante ação de combater e denunciar a violência contra a pessoa idosa. Agradeço à população que participou, interagindo, fazendo perguntas e dando exemplos, foi muito bom compartilhar com vocês os nossos conhecimentos. E lembrem-se: denuncie nos canais citados acima, sua denúncia pode salvar uma vida”, enfatizou Josiane Pietro – Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada a Rua Coronel João Franco Mourão, 308 – Centro ou através do telefone 3573.6040, ou ainda no Conselho Municipal do Idoso, com sede na Rua Coronel João Franco Mourão, 264 – Centro, telefone 3571-9864.