Notícia

  • Home
  • Campanha contra meningite C vacina mais de 1.400 pessoas
Campanha contra meningite C vacina mais de 1.400 pessoas
Jornal Tribuna de Leme | 19/07/2023

Campanha contra meningite C vacina mais de 1.400 pessoas

Informações a toda população sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Meningite C, realizada nos meses de maio e de junho, em todas as salas de vacinação da rede pública municipal. .

A campanha teve como objetivo, realizar a atualização de carteira de vacinas das crianças e adolescentes e também vacinação de reforço contra a Meningite C, através da ampliação de público alvo (profissionais da saúde e educação), tendo em vista que o Ministério da Saúde, possuía em estoque um quantitativo de imunológicos com vencimento previsto para o dia 30 de junho de 2023. No município foram 1.424 doses aplicadas, no publico alvo da campanha, superando a expectativa, já que o município havia recebido para a campanha, 1.000 doses e precisou pedir às cidades vizinhas doses emprestadas, para então finalizar a campanha.

A Meningite é uma infecção que acontece nas meninges, que são membranas que envolvem o cérebro. Pode acontecer por infecção bacteriana, viral, por fungos ou traumatismos. Muitos dos sintomas comuns nessa doença se assemelham aos de outras doenças, como a gripe. Contudo, um deles é bem característico, quando o paciente apresenta rigidez na nuca e não consegue encontrar o queixo no peito.

Importante ressaltar que, mesmo com o fim da campanha, a vacinação continua para bebês e adolescentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as salas de vacinação do município, conforme indica o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde:

- l Aos 2 meses e aos 4 meses de vida: primeira e segunda doses da vacina pneumocócica 10 valente (conjugada) - protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como a meningite, pneumonia e otite média aguda, causadas por Streptococcus pneumoniae de sorotipos

- l Aos 3 meses e aos 5 meses de vida: primeira e segunda doses da vacina meningocócica C (conjugada), que previne as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do subtipo C, causa de várias infecções graves, incluindo a meningite.

- l Aos 12 meses de vida: primeira dose de reforço das vacinas pneumocócica 10 valente (conjugada) e meningocócica C (conjugada). Para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose da vacina pneumocócica 10-valente até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade e da vacina meningocócica C (conjugada) até os 10 anos, 11 meses e 29 dias.

- l Dos 11 aos 14 anos (para adolescentes de 13 e 14 anos, a vacina está disponível até dezembro de 2023): é feita a aplicação da vacina meningocócica ACWY, em dose única. Essa vacina previne contra quatro tipos diferentes de bactérias causadoras da meningite. A vacinação é importante porque os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade pois mesmo que de forma assintomática, podem ser portadores da bactéria, que normalmente se aloja na região da nasofaringe (a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz).

Informações adicionais podem ser adquiridas na Vigilância Epidemiológica – CSII, localizada na Rua José Manuel de Arruda Oliveira, 150 – Bela Vista, ou pelo telefone 3573-6355.