Notícia

  • Home
  • CAMINHADA DA FÉ 2024: 10 ANOS DE HISTÓRIA
CAMINHADA DA FÉ 2024: 10 ANOS DE HISTÓRIA
Jornal Tribuna de Leme | 17/10/2024

CAMINHADA DA FÉ 2024: 10 ANOS DE HISTÓRIA

Era o ano de 2014, quando apenas dois peregrinos, Edenilson Rafael Martins - proprietário do Restaurante Frangostoso e Paulo Penazi iniciaram o desafio de Caminhar de Leme até o Bairro Taquari Ponte, no dia da Romaria dos Canoeiros e de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, para louvar e bendizer a Deus pelas bênçãos e graças alcançadas por intercessão de Maria. Escolhida por Deus, para trazer em seu ventre Jesus Cristo, nosso Senhor. Se mãe de rei é rainha, é justo, digno e lícito atribuir a Maria títulos que evidenciam a grandeza da obra de Deus realizada em sua vida, assim como sua disponibilidade, fazendo-se serva do Senhor. No ano seguinte o desafio foi acolhido pelo coração de aproximadamente 40 pessoas.

Neste ano, 2024, no sábado, 12 de outubro, as ruas próximas ao local de saída foram tomadas. Ás quatro horas da manhã, aproximadamente 500 pessoas estavam apostas para participar da décima edição da Caminhada da Fé em louvor a Padroeira do Brasil. “Neste ano não celebramos apenas uma data especial, mas sim, tudo aquilo que este tempo, esta caminhada, e todas as atividades que dela decorrem realizam no coração, vida e história de centenas de pessoas: as que se dispõem a caminhar; as que curtem ou compartilham postagens através das redes sociais; as que, impossibilitadas de percorrer o caminho com as pernas, percorrem-no com o coração, em oração, de maneira especial. Por obra e graça de Deus a Caminhada tornou-se, verdadeiramente, Caminhada da Fé, expressando dois movimentos espirituais básicos. O primeiro: a capacidade que os peregrinos têm para agradecer, levando no coração sentimento de louvor e gratidão a Deus, de forma que os 23 km de percurso não seriam suficientes para expressar tamanha fé. Não obstante os desafios da vida caminham como combatentes na fé, sem esmorecer. O segundo: a capacidade dos peregrinos de abandonar-se nas mãos de Deus, levando no coração e apresentando a Deus, por intercessão de Maria, súplicas e preces, expressão de confiança e fidelidade, não obstante as adversidades da vida” -  enfatiza um dos organizadores.

Nestes 10 anos, a Caminhada da Fé deixou de ser apenas movimento de pernas e braços, tornando-se movimento do coração, da alma, do espírito, da totalidade de cada pessoa e de todas as pessoas que dela participam. Essa tradição é organizada por um grupo de amigos que conta com apoio e doações de alguns parceiros que ajudam com os custos do café, frutas, água, isotônicos, etc., também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Leme através da Secretaria Municipal de Transporte e Viação, da Secretária da Saúde (Central de Ambulância), da Secretaria de Cultura e Turismo e da Guarda Municipal local.

Além de um ato de Fé e devoção a Caminhada da Fé é também um ato de solidariedade e amor ao próximo, foram arrecadados entre os participantes dezenas de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal os quais foram doados a Paróquia São José Operário para a partilha com os mais necessitados e ao Abrigo São Vicente de Paulo.

“Pelo passado, pelo presente e por tudo mais que a graça do Senhor nos reserva, Deus seja louvado! Muito obrigado a todos os nossos colaboradores: Restaurante Frangostoso, Grupo Calteck, Comercial Barbosa, Oxi Porto, Quitutes Mariana, Arroz Inteirão, Estacionamento do Claudinho, Willian Mecânico, Rede de Postos Pica Pau, TS Gran Anhanguera, Sorveteria da Cecilia, Bar do Mineiro, Restaurante Madalena, Serrano & Pedrozo Distribuidora de Livros, Supermercado De Carli, Ferro Velho Nossa Senhora Aparecida, Comercial Marchiori, Icaro Fantin, Claudio Planet Ball,  Tais Nicolau, Monica de Godoi, Maiara Souza, Adilson Figueira, família do Sr. João Carlos dos Santos (Gigi), Ferro Velho do Sidnei, enfim cada um que, nesta história é também protagonista. Á poderosa intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida recorremos, todos os dias, a fim de que seja nossa companheira na caminhada da vida até a eternidade”.