Notícia

  • Home
  • ASSOMOGI ENTREGA PROJETO DE REFLORESTAMENTO URBANO DA E.E. PROF. ARLINDO FÁVARO EM LEME
ASSOMOGI ENTREGA PROJETO DE REFLORESTAMENTO URBANO DA E.E. PROF. ARLINDO FÁVARO EM LEME
Jornal Tribuna de Leme | 08/07/2024

ASSOMOGI ENTREGA PROJETO DE REFLORESTAMENTO URBANO DA E.E. PROF. ARLINDO FÁVARO EM LEME

Em uma solenidade emocionante, a Associação de Produtores do Vale do Mogi (ASSOMOGI) realizou a entrega das obras do Projeto de Reflorestamento Urbano da Escola Estadual "Professor Arlindo Fávaro" - PEI, em Leme, na manhã deste sábado (29). O projeto contou com melhorias da infraestrutura da área verde e implementação de horta experimental.

As obras tiveram início no ano passado, a partir de um pedido da escola que foi abraçado pela ASSOMOGI devido sua importância para comunidade, além de despertar nos jovens a importância da preservação do meio ambiente.

O projeto teve como objetivo de revitalizar a área verde da unidade escolar promovendo a preservação das nascentes existentes no local através do plantio de espécies nativas, tornar o local das nascentes em uma Área de Proteção Permanente, conscientizar sobre a importância da preservação ambiental entre alunos e comunidade local, criar uma “ilha” da palmeira Jussara (ameaçada de extinção) a longo prazo e, consequentemente, diminuir o descarte de lixo no local, garantir maior pureza da água e aumento da capacidade hídrica, reflorestamento total da área das nascentes, aumento da flora e avifauna, melhoria da qualidade do ar, além de criar um espaço de educação e conservação ambiental permanente beneficiando alunos, professores, comunidade local e toda população lemense.

As obras contemplaram as seguintes melhorias:

- Limpeza terreno; - Demolição do muro antigo; - Nivelamento solo; - Recuperação da nascente; - Deck  para visitação da nascente; - Rampa de acesso para o deck de visitação; - Instalação de muro de placas; - Portões; - Alambrado; - Calçada na lateral do muro; - Estrutura para horta experimental e, - Sistema de captação de água de chuva para irrigação da horta experimental.

Segundo a diretora da E.E. Prof. Arlindo Fávaro, Professora Eliete Giane Rodrigues Ceribello, o Projeto de Reflorestamento Urbano foi fundamental para passar a visão aos jovens da importância da preservação do meio ambiente e disponibilizar um espaço para desenvolver projetos que possam mostrar as oportunidades do agronegócio, despertando uma visão empresarial e empreendedora nos alunos.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Leme, Claudemir Borges, o presidente da ASSOMOGI, Dr. Antônio Sodré, os diretores Eduardo Cardoso Júnior, João Carlos Pinheiro, Dra. Walkíria Passeli Cremasco, a coordenadora de projetos da ASSOMOGI, Naja Barros, a dirigente regional de Ensino da Região de Pirassununga, Denise Camargo Gomide a representante da UNESCO, Ednéa Oliveira, professores, alunos e familiares.

Concurso de Redação

A contrapartida para realização do Projeto de Reflorestamento Urbano foi o Concurso de Redação Concurso de Redação “Aprendendo e Crescendo com a Leitura” cujo tema escolhido foi “Produtor Rural Brasileiro: o Herói Ambientalista” e contou com a participação de 330 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9ª ano) e 80 do Ensino Médio (1ª a 3ª séries). Após várias etapas de preparação com auxílio dos professores, os alunos escreveram as redações no dia 31 de outubro, em duas modalidades: Poesia, no Ensino Fundamental e texto argumentativo, no Ensino Médio. O Concurso de Redação premiou seis alunos com prêmios em dinheiro, além de uma doação para a Associação de Pais e Mestres. A premiação aconteceu no dia 6 de dezembro de 2023.

De acordo com o Professor Jean Bortolucci, a participação dos alunos foi bastante significativa em vários aspectos e deixou alguns legados. O primeiro foi ver o quanto um aluno pode aprender quando tem autonomia e coerência sobre o que deve aprender. O segundo foi o entendimento dos alunos quanto à força econômica da agricultura, o que gera em termos de trabalho, além do importante cuidado com a preservação ambiental.

“Essa iniciativa deve servir de exemplo para outras empresas ou mesmo para o poder público no sentido de incentivar um conhecimento mais aprofundado sobre diferentes temas que tenham relevância para a sociedade. Para a escola, esses projetos podem fomentar um maior desenvolvimento dos alunos”, afirmou o professor.

Para o Dr. Sodré foram pontos marcantes dessa parceria entre o setor público e o privado conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e a posição do produtor rural como um herói ambientalista, pois esses jovens são o futuro e, em breve, estarão liderando vários setores da comunidade.

Texto: Palavra Mágica Assessoria de Comunicação/Karina Piva Mtb: 58.664/SP

FOTO 1: Da direita para esquerda: Prefeito de Leme Claudemir Borges, presidente da ASSOMOGI, Dr. Antônio Sodré, Maribel Sion, Diretora Jurídica da ASSOMOGI, Dra. Walkíria Passeli Cremasco e a Coordenadora de Projetos, Naja Barros durante o Hino Nacional.

FOTO 2: Prefeito de Leme, Claudemir Borges e o presidente da ASSOMOGI, Dr. Antônio Sodré

FOTO 3: Dr.Eduardo Cardoso Júnior, João Carlos Pinheiro, Dra. Walkíria Passeli Cremasco (diretores), Prefeito de Leme, Claudemir Borges, Presidente da ASSOMOGI, Dr. Antônio Sodré e Maribel Sion durante solenidade na E.E. Professor Arlindo Fávaro na manhã do sábado, 29 de junho. (FOTO 4: Projeto de Reflorestamento Urbano teve como objetivo conscientizar os jovens da importância da preservação do meio ambiente e disponibilizar um espaço para desenvolver projetos que possam mostrar as oportunidades do agronegócio, despertando uma visão empresarial e empreendedora nos alunos.

FOTO 5: Entrega do Projeto de Reflorestamento Urbano contou com apresentações musicais.

FOTO 6: A contrapartida ao projeto foi à realização do Rural Brasileiro: o “Herói Ambientalista” e contou com a participação de 330 alunos do Ensino Fundamental e Médio (Foto: Karina Piva)

FOTO 7: Prefeito de Leme, Claudemir Borges, João Carlos Pinheiro, Dr. Sodré, Dr. Eduardo Cardoso Júnior com a Diretora da E.E. Professor Arlindo Fávaro, Professora Eliene Giane Rodrigues Ceribello no deck da área verde.