Notícia

  • Home
  • Aquecimento global: uma ameaça à nossa saúde e ao nosso futuro.
Aquecimento global: uma ameaça à nossa saúde e ao nosso futuro.
Jornal Tribuna de Leme | 01/10/2023

Aquecimento global: uma ameaça à nossa saúde e ao nosso futuro.

O aquecimento global é o aumento da temperatura média da Terra. É causado pela emissão de gases de efeito estufa, que retêm o calor da radiação solar na atmosfera. Os gases de efeito estufa mais comuns são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).

Queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural: essa atividade libera CO2 (gás carbônico) na atmosfera; agricultura e pecuária: a agricultura libera metano e óxido nitroso na atmosfera; desmatamento: as árvores absorvem CO2 da atmosfera; estas são as principais atividades humanas que tem contribuído para o aquecimento global.

 Os países mais responsáveis pelo aquecimento global são aqueles que mais emitem gases de efeito estufa. De acordo com o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), os 10 países mais responsáveis por emissões de CO2 são: China, Estados Unidos, União Européia, Índia, Rússia, Japão, Canadá, Austrália e Coréia do Sul.

O Brasil é um dos países que mais emite gases de efeito estufa na América Latina. As principais fontes de emissões no Brasil são a agricultura, a pecuária e o desmatamento. E o que temos feito nos últimos anos para reverter esta situação? Ouvimos acusações diárias entre os nossos políticos, uma verdadeira guerra de interesses econômicos, entre os latifundiários e povos indígenas, por exemplo. Porém, ao fundo, uma floresta clama por ajuda ao ver suas espécies sendo uma a uma ceifadas e destroçadas ao som da pancada dos machados e do barulho ensurdecedor das motosserras. Sem falar que estas mesmas florestas começam a ter cheiro de fumaça das queimadas, em outras palavras, o cheiro de sua morte.

 No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente é o órgão responsável pela elaboração e implementação de políticas ambientais. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é responsável pelo monitoramento da qualidade da água e do ar. Como reflexão deixo aqui a pergunta se estamos caminhando para frente ou para trás com o trabalho e desempenho destes órgãos governamentais.

 A exposição a altas temperaturas e umidade pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo: desidratação, insolação, febre, problemas respiratórios, problemas cardíacos, etc.

Para proteger a saúde em condições de calor e umidade extremos, é importante tomar as seguintes medidas como aumentar a ingesta de líquidos, evitar exposição ao sol, usar roupas leves e folgadas e procurar ficar em locais frescos e ventilados.

 É importante procurar atendimento médico se você apresentar os seguintes sintomas após exposição a altas temperaturas e umidade: (1) desidratação na criança: choro sem lágrimas, boca seca, pele seca, olhos fundos, fontanela (moleira) afundada. Desidratação nos idosos podem incluir fraqueza, tontura, confusão, alterações na urina e constipação, (2) Dor de cabeça, (3) Fraqueza, (4) Náusea, (5) Vômito, (6) Confusão mental.

Se as emissões  de gases de efeito estufa continuarem a aumentar, a temperatura da Terra continuará a subir. Isso terá um impacto significativo no futuro de nosso planeta, incluindo aumento do nível do mar, mudanças nos padrões climáticos, como já está podendo ser observado e extinção de espécies.

 A sociedade civil pode agir de forma mais efetiva para combater o aquecimento global, pressionando o governo a adotar políticas ambientais mais rigorosas e adotando práticas sustentáveis em seu dia a dia. As futuras gerações, nossos filhos e netos, enfrentarão os impactos das mudanças climáticas. É importante deixarmos mensagens e alertas para que eles possam se preparar para esse desafio de uma forma mais efetiva de como conduzimos nosso passado até os dias de hoje. Não podemos apagar as nossas memórias, elas serão a base para não cometerem os mesmos erros e nos conduzir ao fim de nossa espécie

Existem uma série de atitudes que podemos incorporar em nossas vidas e em nossa cidade para ajudar amenizar e aos poucos reverter o aquecimento global, começando por exemplo a usar mais os transportes públicos e bicicleta, procurar consumir menos energia, reciclar e compostar e plantar árvores.

O aquecimento global é um problema gravíssimo que está afetando o planeta inteiro, haja vista as temperaturas que estamos enfrentando nos últimos dias e as chuvas e ciclones tropicais no sul do país. É importante que todos entendamos as causas desse problema, seus efeitos na saúde e como podemos ajudar a resolvê-lo."O aquecimento global é o maior desafio que a humanidade já enfrentou." - Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos. E veja o que disse recentemente o Secretário Geral da ONU, António Guterres, ao abrir a Cúpula de Ação Climática, em Nova York: “A humanidade abriu as portas do inferno”.

Dr. Gustavo Antonio Cassiolato Faggion

Infectologista / Médico do Trabalho - CRM 76.810