Notícia

  • Home
  • A RELAÇÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO COM NOSSA VIDA
A RELAÇÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO COM NOSSA VIDA
Jornal Tribuna de Leme | 08/04/2024

A RELAÇÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO COM NOSSA VIDA

Desde o nascimento, já corremos o risco de acidentes, e por isso há necessidade de cuidados na infância e no decorrer da vida. As pessoas não desejam que seus entes queridos se acidentem ou tenha uma doença qualquer, e por isso, há todo um suporte para um crescimento sadio e seguro, ou seja, já existe um trabalho de prevenção.
E chega a época de trabalhar, para se tornar independente ou obter renda para ajudar a família, então são encontrados novos riscos que possam interferir na integridade física do funcionário, e para que esse funcionário não sofra um acidente ou adquira uma doença ocupacional, são adotadas medidas internas que minimizam esses problemas, permitindo um ambiente saudável e seguro. Se para o colaborador é muito importante o desenvolvimento da segurança do trabalho, para o contratante, previne os gastos com funcionário parado; aumenta a reputação da empresa; etc.
A Segurança do Trabalho promove uma melhor qualidade de vida para os funcionários, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais, contribuindo para uma maior produtividade e para a sociedade de um modo geral. Como acredito na educação, penso que a Segurança do Trabalho deveria se tornar uma disciplina escolar obrigatória em todo o território Nacional, permitindo, assim, o desenvolvimento de um modo de pensar, visando à prevenção, tanto no trabalho como no cotidiano.
Muitos funcionários são resistentes em seguir as normas de segurança da empresa, como usar um Equipamento de Proteção Individual ou adotar procedimentos seguros como: não correr, não brincar em serviço e tantos outros, somente após acontecer o acidente ou sofrer de uma doença ocupacional é que irá perceber o quanto se enganou, podendo ser tarde demais. Para a pessoa, mesmo que não seja empregado registrado, atenda e respeite as regras de segurança, isso beneficiará você e sua família.
“SEGUIR AS NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO É UMA DECLARAÇÃO DE AMOR A FAMÍLIA”

Por Cláudio Cabral - Estudante do Oitavo Período de Jornalismo – Faculdade Estácio/ Pirassununga

 

Imagem de internet