Notícia

  • Home
  • A Importância dos Mutirões contra o Aedes aegypti
A Importância dos Mutirões contra o Aedes aegypti
Jornal Tribuna de Leme | 11/06/2022

A Importância dos Mutirões contra o Aedes aegypti

A Importância dos Mutirões contra o Aedes aegypti

Com a participação de agentes do Núcleo de Zoonoses, agentes comunitários de saúde e funcionários da Secretaria de Serviços Municipais, o trabalho consiste no recolhimento e eliminação de materiais que possam acumular água, evitando assim a propagação de três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika vírus). Os pequenos objetos são recolhidos pelos Agentes Comunitários e do Núcleo de Zoonoses no dia do mutirão, e os materiais de grande volume descartados pela população são recolhidos na semana seguinte – a partir da segunda-feira – pela equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais.

Como o Mutirão da Dengue é realizado pela procura “casa a casa” por criadouros, é necessário que a população permita a entrada dos agentes municipais, que estarão devidamente credenciados. E, para que ele tenha os resultados esperados, é importante que a população colabore e mantenha quintais e terrenos limpos, sem objetos que possam acumular água.

Com a realização constante dos mutirões contra a dengue, o núcleo de controle de Zoonoses está conseguindo conter o avanço da Dengue no município sem a necessidade do uso da nebulização de pesticidas, que apesar de inofensivo para os seres humanos, atuam contra abelhas e outros animais que são importantes na natureza.

Situação da Dengue no Município de Leme.

Os números oficiais de casos de dengue no município comprovam a eficácia da realização dos mutirões.

Confira os dados de Leme, até o dia 07 de junho, informados pelo Veterinário Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, José Ricardo Mattos Varzone:

- Casos notificados: 152

- Casos confirmados: 58

- Casos negativados (não confirmados): 94

- Casos aguardando confirmações por exame: 00